Notas fiscais de fornecedores da campanha da Deputada Federal reeleita Bia Kicis mostram pagamentos em dinheiro vivo

Incrível como o povo gosta de dinheiro vivo, não é mesmo?

Publicado por Deinha Mendes e Dr. Pândego

A Deputada Federal Bia Kicis, que chegou a perder acesso a suas contas em redes sociais por decisão judicial e é investigada pelo STF, apresentou ao TSE notas fiscais eletrônicas que indicam pagamento de R$ 767.760,00 em dinheiro a fornecedores de sua campanha de 2022.

Ela foi reeleita Deputada Federal pelo Distrito Federal (PL) em 2022. Com recebimentos de recursos principalmente de fundos públicos na casa dos 2.1 milhões, e despesas um pouco abaixo daquele valor, há várias questões que merecem explicações para eleitoras e eleitores.

Reprodução TSE

Publicidade

Das despesas de campanha de Bia Kicis, algumas chamam bastante atenção pela forma de pagamento, conforme consta das notas fiscais dos fornecedores da campanha. Um exemplo é esta despesa de 150 mil reais, registrada como paga em dinheiro.

Reprodução TSE

O nome do fornecedor que emitiu a nota fiscal em questão é de um escritório de advocacia. Um dos sócios advogou, inclusive, para Bia Kicis em dezembro de 2022 quando ela perdeu acesso a suas contas em redes sociais. O dado do nome do advogado é omitido para não expor indevidamente pessoas do setor privado.

Aparentemente os mesmos advogados também advogaram para Allan dos Santos justamente no inquérito das fake news, no STF.

Publicidade

Além da nota de 150 mil reais, registrada como paga em dinheiro, há várias outras, de valores variáveis - uma delas de 165 mil:

Reprodução TSE

Outra de quase 150k:

Publicidade

E outra de 91 mil, sempre com registro de pagamento em dinheiro:

E assim seguem várias outras notas fiscais emitidas sempre por uma mesma gráfica, que produzia material de campanha. Nota nº 107:

Publicidade

Nota nº 110

Nota nº 95

Publicidade

Nota nº 108

Nota nº 96

Publicidade

No extrato nunca há informação sobre a instituição bancária a quem teriam sido feitas as transferências - que somam um valor total de 617.760 reais.

O valor confere com o resumo gerado a partir da busca pelo CNPJ* da gráfica.

Publicidade

E no registro não consta que tipo de transferência seria. 

E é tudo coberto pelo Fundo Especial*, de dinheiro público.

*Fundo Especial é um fundo público destinado ao financiamento de campanhas eleitorais dos candidatos. Dinheiro público é dinheiro do contribuinte.

Publicidade

Veja também