Mulheres contam como foi o Festival GRLS!

Público-alvo elogiou a organização e as atrações.

Aconteceu no final de semana dos dias 4 e 5 de março a segunda edição do Festival GRLS!, em São Paulo, com shows, atrações e atividades dedicadas às mulheres - e feitas por mulheres - incluindo um line-up todo feminino (e de milhões).

Ananda Pires

Querem saber como foi o evento, o BuzzFeed Brasil conversou com algumas mulheres que estiverem no Festival.

Divulgação

"A experiência de estar num festival com um line-up só de mulheres é incrível! O destaque especial ficou para o show da Sandy, que, como sempre, foi perfeito! Ela reuniu hits da carreira solo, covers do Nando Reis e do Charlie Brown Jr, e ainda deu à plateia o que ela mais queria: músicas da época de Sandy e Júnior. Além dos shows, toda a experiência do festival foi muito boa: comer, beber e ir ao banheiro sem filas e sem complicação faz com que a gente fique bem mais disposto para curtir as atrações!", Marina Dayrell, 30 anos

Cassia Miranda

"Duas coisas me chamaram, positivamente, muita atenção: a primeira é o fato de o Festival ter redes espalhadas por todo o espaço. Entre um show e outro, o público podia dar uma descansadinha na rede. Achei genial! Outra coisa da experiência que curti bastante foi o fato de haver uma feira com negócios comandados por mulheres dentro da área do festival. Ou seja, o Grls! amplifica os espaços feminino tanto nos palcos, como nos negócios", Cássia Miranda, editora-assistente do BuzzFeed Brasil.

A ministra da cultura Margareth Menezes foi uma das atrações do primeiro dia. Ela foi ovacionada pelo público aos gritos de "ministra, ministra".

Divulgação

Jojo foi uma das atrações internacionais.

Divulgação

arquivo pessoal

"Sou muito fã da Jojo, esperei 17 anos para assistir um show dela e achei que nunca aconteceria. Foi uma surpresa vê-la no line-up. Sábado foi perfeito! O Festival não é aquele que você anda muito, que tudo é longe, que é difícil de chegar e ir embora. Foi tranquilo transitar pelo espaço, deu pra fazer tudo, consegui ficar na grade da Jojo, foi incrível, transcendi. Vi a Sandy de perto pela primeira vez, foi uma dinâmica nova ela em Festival. No domingo vi a Manu, curti o espaço das redes, da feirinha, vi a Alcine e foi uma experiência diferente, surpreendente, e assisti Anavitória na grade. Foi uma ótima experiência, principalmente porque foi um evento pequeno, não dou conta dos Festivais enormes, então o GRLS! foi na medida certa", Thereza Andrada, 28 anos. 

Manu Gavassi tocou na tarde do domingo, segundo dia do festival.

Divulgação

arquivo pessoal

"Fez eu me sentir livre, foi um ambiente agradável, sem aquelas filas que desgastam. O evento estava todo muito organizado. A mulher luta por espaço, e esses eventos empoderam, nos fazem brilhar, é maravilhoso ver tudo isso para incentivar a mulher a ter autonomia, foi muito prazeroso. Dos shows, minha favorita foi a Jojo, que trouxe musicas que eu já ouvia, relembrei muita coisa que eu já tinha vivido. No evento observei que os espaços eram adequados para pessoas com deficiência, é bom saber que há um olhar para todos. Foi tudo muito bem planejado", Lenir, 51 anos (foi com a filha Alessandra, o filho Eduardo, e o genro, Daniel).

A norte-americana Tinashe fez seu show no segundo dia!

Divulgação

Não foram só as mulheres que se divertiram no Festival!

"Minha mãe é tudo pra mim, somos muito próximos e tentamos manter sempre esse contato um com o outro, poder proporcionar momentos como esse, de descontração, diversão pra ela é um prazer pra mim. Fico feliz quando ela está feliz! Claro que em um Festival a gente quer é beijar na boca e ficar agarradinho com os contatinhos, quase ninguém quer a mãe do lado, mas estou casado há 9 anos e é um privilégio poder ser eu mesmo com ela, meu marido e minha irmã presentes, onde nos aceitam, nos respeitam e onde nos sentimos livres. Com ela não tem tempo ruim, a idade é apenas um número, o coração é de uma jovem de 20 anos, adora uma balada, um barzinho e eu quero aproveitar para usufruir de todo tempo possível enquanto ela estiver aqui comigo. Se posso levar pra balada, eu levo, isso não é um problema, na verdade melhora ainda mais o rolê. Não teria sido tão divertido se ela não estivesse lá!", Eduardo Garcia (que levou a mãe, a irmã e o marido).

Ananda Pires

"O Festival foi muito bom, organizado. A ideia de ter um palco de frente para o outro foi ótima, porque era só virar de costas pra curtir outro show. E os equipamentos de som estavam impecáveis também. As filas estavam tranquilas, tanto para carregar as pulseiras, ir ao banheiro e comer e beber - as opções eram comidas de festival, tipo hot dog, pastel, espetinho. Senti que o objetivo de exaltar mulheres também foi bem-sucedido, e o line-up corrobora isso. A vibe era muito boa, de show no Sesc. Infelizmente, choveu durante o show da Tinashe, mas ainda assim deu pra aproveitar. Localização bem perto do metrô, o que super facilitou a locomoção. Acho que é isso, resumindo: fizeram um ótimo Festival", Ananda Pires, diretora de arte do BuzzFeed Brasil.

Veja também