Moraes afasta Ibaneis Rocha do governo do DF, ordena fim dos acampamentos em quartéis e determina prisão de vândalos

Ministro determina suspensão do governador por 90 dias.

Ainda na noite de domingo (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por 90 dias.

Carlos Moura/SCO/STF

A determinação ocorre na esteira dos ataques terroristas de bolsonaristas aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do STF, em Brasília. 

EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Publicidade

Moraes também determinou a "desocupação e dissolução total", em 24h, de todos os acampamentos montados nas imediações de quartéis do Exército. Essa ordem vale para todo o País, não apenas para o Distrito Federal.

TERCIO TEIXEIRA/AFP via Getty Images

Na mesma decisão, o ministro do STF ordena a "prisão em flagrante de seus participantes pela prática de crimes". Moraes definiu que "a operação deverá ser realizada pelas Polícias Militares dos Estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário, devendo o Governador do Estado e DF ser intimado para efetivar a decisão, sob pena de responsabilidade pessoal."

Joedson Alves/Anadolu Agency via Getty Images

Publicidade

O documento também determina a apreensão e bloqueio de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal, usados para levar os "terroristas para o Distrito Federal". "Os proprietários deverão ser identificados e ouvidos em 48 (quarenta e oito) horas, apresentando a relação e identificação de todos os passageiros, dos contratantes do transporte", ordena o ministro.

Publicidade

Veja também