Lula recebe faixa do "povo brasileiro", prega pacificação do País e foca discurso no combate às desigualdades

"Vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim", disse o petista em seu discurso.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumiu neste domingo (1º), pela terceira vez, a Presidência da República. "Temos a obrigação de fazer melhor do que fizemos", disse o petista em seu discurso no Plenário do Congresso, em referência a seus governos anteriores.

Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Pacificar o País, fortalecer a democracia, melhorar índices econômicos e sociais, além de recuperar setores abandonados nos últimos quatro anos, como o cultural, serão alguns dos principais desafios de Lula no governo, que contará com Geraldo Alckmin (PSB) como vice.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicidade

Publicidade

Às 17h08, Lula iniciou seu discurso no Parlatório em frente ao Planalto. Em tom pacificador, o petista prometeu "governar para os 215 milhões de brasileiros e não só para os que votaram em mim". Ele reafirmou a frase que havia dito após a vitória nas urnas: "Não existem dois brasis". "A ninguém interessa um país em permanente pé de guerra", afirmou.

CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images

A fala foi focada no combate à desigualdade, seja ela social, de gênero ou racial. "Estamos criando o Ministério dos Povos Indígenas para acabar com 500 anos de desigualdade", disse em certo momento.

Publicidade

A fala durou menos de 30 minutos, e terminou com Lula pedindo que "a alegria de hoje seja a matéria-prima da luta de amanhã e de todos os dias que virão. Que a esperança de hoje fermente o pão que há de ser repartido entre todos."

"Na luta pelo bem do Brasil, usaremos as armas que nossos adversários mais temem: a verdade, que se sobrepôs à mentira; a esperança, que venceu o medo; e o amor, que derrotou o ódio. Viva o Brasil. E viva o povo brasileiro!", finalizou.

Publicidade

Duas horas antes, Lula discursou ao Congresso. Na fala, ele renovou o juramente de fidelidade à Constituição brasileira e disse que a democracia foi a grande vitoriosa no último processo eleitoral. "Se estamos aqui hoje é graças à consciência política da sociedade brasileira", disse.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Uma das principais promessas reafirmadas por Lula em sua fala foi a revogação dos decretos de acesso às armas. "O Brasil não quer e não precisa de armas nas mãos do povo. O Brasil precisa de segurança e livros", afirmou.

Myke Sena/Getty Images

Publicidade

Em outro trecho, Lula disse que uma das metas do governo é "alcançar o desmatamento zero na Amazônia" e prometeu "revogar todas as injustiças cometidas contra os povos indígenas".

Lula prometeu que ainda hoje vai assinar medidas para "reorganizar as estruturas do Poder Executivo" e disse ainda que "a roda da economia vai voltar a girar e o consumo popular vai ter papel central nisso".

Publicidade

A cerimônia foi transmitida em telões na Esplanada dos Ministérios, onde milhares de pessoas aguardam pelo Festival do Futuro, festa popular organizada pela equipe do novo governo e que terá mais de 60 atrações musicais.

DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images

Publicidade

Desfilaram no Rolls-Royce o presidente Lula, a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, o vice Alckmin, e sua esposa, Lu Alckmin.

Andressa Anholete/Getty Images

Publicidade

Publicidade

Ainda não se sabe quem passará a faixa para Lula.

Publicidade

Publicidade

Veja também