Lula vence Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil

Petista iniciará em 2023 seu terceiro mandato, após sair vitorioso da eleição mais disputada da história brasileira.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77, foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30), ao derrotar Jair Messias Bolsonaro, do PL, que tentava a reeleição, em 2º turno. Pela primeira vez, um presidente não consegue alcançar a reeleição.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Apenas com 98,91% das urnas apuradas, Lula já estava matematicamente eleito às 19h57. Lula alcançou 59.630.140 votos (50,83% dos válidos) e não podia mais ser ultrapassado por Bolsonaro, que naquele momento somava 57.675.427 votos (49,17%).

Com 98% das urnas apuradas, os dados indicavam que 31,8 milhões de brasileiros se abstiveram (20,5% dos aptos a votar). No 1º turno, a taxa de abstenção ficou em 20,95%, (32,7 milhões).

Experiente, Lula já governou o Brasil entre os anos de 2003 e 2011. Seu vice atual, Geraldo Alckmin (PSB), foi governador do Estado de São Paulo em quatro oportunidades.

Reprodução/Instagram

Publicidade

A vitória de Lula na disputa pela Presidência foi apontada desde o começo da campanha por todas as pesquisas de intenção de voto.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Bolsonaro segue presidente do Brasil até 31 de dezembro de 2022.

Publicidade

Publicidade

"O Brasil deu mais uma demonstração da vitalidade de sua democracia", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em seu discurso após a eleição de Lula. Após parabenizar o petista, ele disse que esse é o momento de "acalmar" espíritos e afirmou que o resultado não deverá ser contestado.

Reprodução/Instagram

Ao longo da campanha, Lula recebeu o apoio de três ex-presidentes: Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (MDB).

 Ricardo Stuckert

O petista também recebeu o apoio de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que ficaram em 3º e 4º lugares, respectivamente, no 1º turno.

Publicidade

A campanha de seu oponente, Jair Bolsonaro, foi marcada por polêmicas, fake news e ataques aos sistema de votação brasileiro.

reprodução

Neste domingo (30), a Polícia Rodoviária Federal chegou a fazer operações contra ônibus de eleitores no Nordeste, onde Lula teve mais votos no primeiro turno.

No ano passado, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do petista relacionadas à Lava Jato e devolveu a ele os direitos políticos, o que abriu caminho para que Lula concorresse nas eleições deste ano.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicidade

Nascido na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, Lula foi o sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos.

Arquivo/Instituto Lula

De seu primeiro casamento, com Marisa Letícia, o petista tem cinco filhos. A ex-primeira-dama morreu em 2017, aos 66 anos, após sofrer um AVC.

Desde maio deste ano, Lula é casado com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, nova primeira-dama do Brasil.

Ricardo Stuckert

Publicidade

Lula será o 39º presidente do Brasil. Ele assumirá o cargo em 1º de janeiro e permanecerá até 31 de dezembro de 2026.

Ricardo Stuckert

Veja também