De "bom dia, presidente Lula" na carceragem da PF à primeira-dama do Brasil, conheça Rosângela da Silva, a Janja

Nunca antes da história deste país, a esposa do presidente foi tão pop!

Ela era uma das muitas vozes que diariamente bradavam "bom dia, presidente Lula", no entorno da superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou 580 dias preso, entre abril de 2018 e novembro de 2019.

Agora, Rosângela da Silva, 56, a Janja, é a futura primeira-dama do Brasil.

Ricardo Stuckert

Nascida em União da Vitória, cidade paranaense que faz divisa com Santa Catarina, desde criança ela viveu em Curitiba, onde estudou Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se especializou em História. Ela ainda tem um MBA em Gestão Social e Sustentabilidade.

Publicidade

Nascida em 27 de agosto, de 1966, Janja é virginiana.

Reprodução/Instagram

Na carreira, Janja soma passagem por grandes estatais brasileiras. Trabalhou, por exemplo, na hidrelétrica de Itaipu e na Eletrobras.

Reprodução/Instagram

Na foto, Janja protesta contra a privatização da Eletrobras.

Publicidade

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1983, quando tinha 17 anos, Janja se descreve nas redes sociais como uma "petista de carteirinha" e "casada com um certo Pernambucano de Garanhuns".

Reprodução/Instagram

Nas palavras de Lula, em entrevista ao podcast Mano a Mano, Janja foi definida como "muito politizada" e "muito feminista".

A história de amor de Lula e Janja chegou ao conhecimento público em maio de 2019, quando o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, após visitar Lula na prisão, escreveu no Facebook que o ex-presidente estava "apaixonado" e tinha o casamento como "primeiro projeto ao sair da prisão".

Reprodução/Instagram

A esta altura, Lula já estava há dois anos viúvo da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em 2017, vítima de um AVC.

Publicidade

"Ela morava em Curitiba e sempre levava uma comidinha para mim todas as noites. Não deixava eu mandar minha roupa para lavar fora, queria lavar na casa dela", contou Lula em entrevista ao podcast PodPah, em 2021. "Quando eu saí, pensei: 'não tem jeito, acho que vou ter mesmo que casar com a bichinha'."

Reprodução/Instagram

No entanto, a petista Janja conheceu Lula pessoalmente ainda nos anos 1990, quando Lula viajava pelo Brasil nas chamas Caravanas da Cidadania para conhecer a realidade do País.

O casamento ocorreu em maio deste ano, em São Paulo, em uma cerimônia para 200 pessoas. Na cerimônia, Janja usou um vestido da estilista Helô Rocha, na cor off white, com mangas, e coberto de bordados feitos em Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte.

Reprodução/ Instagram/ Ricardo Stuckert

O casamento foi feito em cerimônia católica, da qual Lula é praticante. Janja, por outro lado, nunca declarou publicamente sua religião. Nas redes sociais, ela já publicou foto junto a orixás da Umbanda e do Candomblé. Também já afirmou que, para ela, "Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito".

"Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre foram e sempre serão pautadas por esses princípios", escreveu ela no Twitter em 9 de agosto.

Publicidade

O histórico de militância de Janja teve papel de destaque na campanha de Lula pela Presidência. Nos últimos meses, ela viajou o País ao lado do marido, discursou para multidões, cantou e dançou a nova versão do jingle “Sem medo de ser feliz”.

Ricardo Stuckert

No Instagram desde 2012, as fotos compartilhadas por Janja dão algumas dicas sobre o gosto pessoal da futura primeira-dama do Brasil: adora shows, praia e cachorros. Também é adepta de exercícios físicos e de uma cervejinha com amigos.

Ricardo Stuckert

Assim como Lula, Janja também gosta de futebol. Enquanto ele é corintiano, ela é flamenguista.

Publicidade

Veja também