Meia dúzia de fofocas que estamos ansiosos para saber se o sigilo de 100 anos imposto por Bolsonaro cair

Se eleito, Lula prometeu revogar os sigilos centenários impostos pelo adversário.

Uma das promessas de campanha feitas pelo ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano é a de que, se eleito, ele vai revogar os sigilos de 100 anos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Reprodução/Youtube

"Eu quero ver você explicar a forma sigilosa que você colocou tantas coisas na sua vida. Tudo é motivo de sigilo. Você sabe que isso tem perna curta, porque vai acabar. Porque eu vou ganhar as eleições e quando chegar dia 1º de janeiro eu vou pegar o seu sigilo e vou botar o povo brasileiro para saber porque você esconde tanta coisa. Afinal de contas, se é bom não precisa esconder", disse Lula no primeiro debate do 2º turno.

Pensando nisso, listamos abaixo 6 fofocas que estamos ansiosos para saber:

Publicidade

1. Quem visitou Michelle Bolsonaro?

Reprodução/Instagram

A agenda da esposa de Bolsonaro é um dos assuntos que está sob segredo de 100 anos imposto pelo atual presidente. Quem aí não está curioso para saber quais pessoas visitaram a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, durante o governo do marido (e o motivo de isso estar secreto)?

2. Qual o conteúdo das mensagens trocadas após a prisão de Ronaldinho Gaúcho?

Marcos Corrêa/PR

Em março de 2020, Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai por usar documentação falsa para entrar no país. As mensagens trocadas entre o Itamaraty e o irmão do jogador de futebol, Roberto de Assis, durante os seis meses de prisão foram colocadas sob sigilo pelo governo. O que de tão secreto eles podem ter conversado? Vale lembrar que Ronaldinho é, desde 2019, o embaixador do turismo do governo Bolsonaro.

Publicidade

3. O que a carteira de vacinação de Bolsonaro esconde?

Reprodução/Youtube

Quais informações Bolsonaro tenta ocultar ao colocar em sigilo de 100 anos sua carteira de vacinação? Diversas vezes, ele afirmou que não se vacinaria contra a covid-19, depois, passou a se recusar a responder a questão e colocou sua carteira de vacinação sob sigilo centenário.

Imagina poder descobrir que ele tomou a vacina e NÃO VIROU JACARÉ!!!

4. Caso Victor Sorrentino.

Reprodução/Instagram

Outra prisão que está com informações da atuação do governo brasileiro sob sigilo de 100 anos é a do médico bolsonarista Victor Sorrentino, preso em maio de 2021 no Egito, após assediar verbalmente uma vendedora.

Dez dias após a prisão e com a ajuda sigilosa do governo Bolsonaro, Sorrentino já estava de volta ao Brasil.

Publicidade

5. Reuniões de Bolsonaro com os pastores investigados.

Carolina Antunes/PR

Por que o Planalto colocou sob sigilo as reuniões entre Bolsonaro e os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, suspeitos de comandar um gabinete paralelo no Ministério da Educação? Seria porque Bolsonaro era próximo da dupla alvo de operação da Polícia Federal?

6. Acessos dos filhos de Bolsonaro ao Planalto.

Roberto Jayme/Ascom/TSE

A lista das visitas em segredo só aumenta. O governo também determinou sigilo de 100 anos sobre informações dos crachás de acesso ao Palácio do Planalto emitidos em nome de dois filhos de Bolsonaro: o vereador Carlos (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo (PL-SP). Por que manter isso em segredo é importante para o governo? A gente quer saber!

Publicidade

Lembrando que os casos citados acima e todos as outras dezenas em que o governo Bolsonaro impôs sigilo de 100 anos ocorreram a partir de pedidos de informação, não via decreto presidencial. 

Veja também