“Eu tomei uma decisão importante para minha vida e minha família não me apoiou.” Leitores relembram momentos em que perceberam que eram adultos de verdade

“A primeira noite que passei sozinha com meu bebê, me liguei que era totalmente responsável pelo seu bem estar.”

Sejamos honestos: não é fácil ser adulto. Mas mesmo que crescer seja difícil, provavelmente houve um momento específico em sua vida em que você realmente percebeu que não era mais uma criança e se tornou – suspiro – um adulto de verdade.

Andy Samberg saying "I'm an adult" outside
Andy Samberg saying "I'm an adult" outside

NBC / Via Giphy

Talvez tenha sido quando você teve que pagar seu primeiro boleto ou quando você se casou. De qualquer forma, foi um momento em sua vida em que as coisas ficaram reais.

Adam Devine holding his face with his hands saying "I'm a real adult now"
Adam Devine holding his face with his hands saying "I'm a real adult now"

NBC / Via Giphy

Publicidade

O usuário do Reddit, u/Competitive-Cry1989, perguntou no r/AskWomen subreddit, "Quando que bateu pra você que você é um adulto de verdade verdadeira?”

E as respostas foram reais e sinceras. Aqui estão algumas delas:

Publicidade

1. “Eu estava dirigindo para o funeral de meu avô com meu marido, irmão mais velho, e minha filha no carro. Nós, os adultos, estávamos dizendo como parecia que estávamos ‘brincando de ser adultos’, então vi que minha filha estava aterrorizada. Ela me olhou e disse: ‘se vocês não são os adultos, então quem são?’. E nessa hora eu fiquei tipo ‘Eita, porra. Não estamos brincando de ser adultos, nós somos os adultos.’”

u/ehnej


2. “Quando tive que ser bem criativo para ganhar dinheiro e poder pagar o aluguel e alimentar meu filho.”

u/gormenghast2

Publicidade

3. “Quando eu aprendi a aceitar que coisas dolorosas acontecem, como ter seu coração partido, e temos que seguir em frente apesar da dor. Quando eu era mais jovem, eu fantasiava que tudo ficaria bem, mas agora como adulto, eu aceito as coisas como elas são e é muito doloroso.”

u/Beneficial_Ask_9575

NBC / Via Giphy

Publicidade

4. “Quando cheguei naquela idade em que engravidar vai por água abaixo se você resolver esperar muito mais. Eu sempre senti que não tinha idade o suficiente ou que não era delta o suficiente para ter filhos, mas agora está prestes a ser tarde demais.”

u/PiscesKillerWhale

5. “Quando minha mãe faleceu ano passado e eu fui ver seu corpo para que meu pai e irmão não tivessem que passar por isso. E depois eu passei a semana até o funeral com meu pai… cara, eu espero nunca mais ter que vê-lo daquele jeito. Ele teve uma crise de pânico muito forte às 4 da manhã e eu tive que confortá-lo, enquanto também sofria muito com meu luto. Eu definitivamente me senti crescido naquele momento.”

u/d3gu

Publicidade

6. "Toda vez que fico animado com apoios de copo."

u/DancingChromosome

Will Smith excited during a "Suicide Squad" press junket
Will Smith excited during a "Suicide Squad" press junket

1live / Via Giphy

Publicidade

7. “O momento que me vem à cabeça é o Natal passado. Eu peguei um bico que ficava a quase uma hora da minha casa e era apenas alguns dias da semana. Esse seria meu salário de fim de ano. Meus pais moram em um outro Estado e eu decidi não visitá-los naquele ano. Sem minha mãe. Sem ceia de Natal. Eu dirigi para casa no escuro depois de um plantão de 12 horas e cheguei em casa antes dos meus colegas de apartamento. O único docinho mais natalino que eu tinha eram umas nozes que uma moça que eu nem conhecia havia distribuído no trabalho. Então eu comi as nozes sozinho, no escuro com meus gatos e pensei: se isso fosse um filme, essa cena seria o ponto mais baixo da narrativa.”

u/CarelessChemist4


8. “Quando eu paguei a conta após uma refeição em família, com meus pais presentes. Me senti como um adulto de verdade, que tem seu próprio dinheiro e faz suas próprias escolhas.”

u/Lady_Jeanne

Publicidade

9. “Em algum momento nesses últimos anos, eu aprendi a parar de ‘imitar’ os outro em uma tentativa de agradar as pessoas e isso me fez sentir mais adulto do que pagar minhas contas, declarar meu imposto de renda, comprar um carro, etc. Eu tenho quase 30 anos e só agora estou entendendo quem eu realmente sou além de todas as cortesias que eu pensava serem necessárias. E no fim, lá no fundo, eu gosto de quem sou. E as pessoas com quem divido meu verdadeiro eu, sem filtros e sem escrúpulos, também gostam.”

“A vida adulta, para mim, é entender que eu não vou agradar todos o tempo todo, a opinião das pessoas não deve ser colocada em um pedestal e só devo me preocupar com que as pessoas que estão ao meu lado, nos momentos bons e ruins, pensam de mim.”

u/Ill_Barracuda4929

Natasha Rothwell saying "You know what that is? Growth" on "Insecure"
Natasha Rothwell saying "You know what that is? Growth" on "Insecure"

HBO / Via Giphy

Publicidade

10. “Eu estava fazendo compras no super mercado e percebi que podia… comprar um bolo inteiro — e ninguém poderia me impedir ou pedir uma explicação. Era um bolo de chocolate e estava delicioso.”

u/profjbonsai


11. “Quando eu percebi que eu finalmente tava no controle de meu próprio bem estar e podia decidir o que fazer com minha vida. Foi muito empoderador. Eu amo ser adulto. Quando as coisas ficam um pouco mais caras, eu trabalho mais. Se as coisas estão bem, eu posso relaxar e fazer as coisas que gosto. Eu controlo a comida que entra no meu corpo, não tenho que comer tudo que está no prato, não tenho que ficar na mesma sala que pessoas abusivas, não tenho que ir para escola, mas posso estudar quando quiser aprender algo novo — é incrível. Eu sou autista então muitas coisas já são chatas para mim, mas ser adulto é o melhor de tudo.”

“Eu não tenho que fazer coisas que me deixam estressado ou com ‘burn out’. O momento que realmente percebi isso foi no aeroporto, indo de Chicago para Londres, após o término de um relacionamento longo. Eu tinha 24 na época e dependia dele para tudo. Agora, eu faço tudo sozinho. Uhuuu!!!”

u/Substantial_Past6803


Publicidade

12. “Quando compramos nossa primeira casa. Tipo, ter que olhar para sua poupança, crédito, inspeções, seguro, etc. Eu lembro de pensar no meio do processo, ‘Eu não sou maduro o suficiente pra isso tudo, kkkk.”

u/Purple_Routine1297


Julia Louis-Dreyfus saying "This is my house!" on "Veep"
Julia Louis-Dreyfus saying "This is my house!" on "Veep"

HBO / Via Giphy

Publicidade

13. “A vez que passei dois dias ligando para todos os terapeutas da minha cidade que aceitavam meu seguro de saúde, tentando achar um que tivesse um horário. Eu achei uma que acabou sendo perfeita.”

“Eu cortei contato com meu pai, e estou expulsando ele da minha cabeça inclusive neste exato momento. Ele nunca vai ter o que merece e não há nada que eu possa fazer sobre isso. Mas eu mereço ser feliz e ninguém pode me dar isso. Eu tenho que ser feliz sozinha. Acho que cresci. É um sentimento agridoce.”

u/JuniperHillInmate


14. “Quando eu percebi que só porque eu posso colocar as coisas no lixo comum, não significa que eu deva colocar qualquer coisa no lixo comum.”

u/jessceb85


Publicidade

15. “Isso soa um pouco classicista (porque é), mas me senti adulto quando eu comecei a ganhar dinheiro suficiente para fazer as coisas com espontaneidade. Eu me senti completamente no controle de minhas finanças e de minha vida. Eu não estava preso a mais ninguém. Eu também estou em um momento da minha vida em que eu me sinto independente o suficiente para namorar seriamente — é estranho como as coisas funcionam”

“Eu vejo meus primos em relacionamentos meio m*rda e eles não podem se separar porque dependem dos parceiros. Eu não quero que esse seja meu caso, então eu quis garantir minha carreira e guardar dinheiro suficiente antes de começar a namorar. Para poder ir embora quando eu quiser.”

u/Exit-Alternative


Jada Pinkett Smith looking up on "Red Table Talk"
Jada Pinkett Smith looking up on "Red Table Talk"

Red Table Talk / Via Giphy

Publicidade

16. “Quando eu percebi (depois de muita terapia), que a vida não é uma série de eventos que acontecem com você. Você faz suas próprias escolhas para ter a vida que quer.”

u/averageisjustanumber

17. “Quando eu entendi que nem tudo de ‘errado’ que acontece com você terá um final justo. Às vezes, pessoas horríveis te machucam e às vezes a sorte não está do seu lado. A vida é uma série de escolhas e eu escolho ser feliz dentro das minhas circunstâncias. No fim das contas, sou abençoado.”

u/i-am-sam-88

Publicidade

18. “Eu escorreguei em uma revista e eu me senti em um comercial de serviços de emergência. Não foi uma queda grave, mas nossa — quando que pequenas quedas assim viraram algo tão dramático?”

u/thatsMYBlKEpunk


A woman slips in her home and sits on the floor
A woman slips in her home and sits on the floor

Disney / Via Giphy

Publicidade

19. “Eu percebi que era um adulto quando entendi que meus pais não são perfeitos. No entanto, eu continuei me frustrando com seus erros por anos. Acho que me tornei um adulto de verdade quando eu finalmente entendi que apesar de quem eles são e apesar de suas falhas, eles sempre fizeram o melhor para me dar uma vida boa e eu precisava parar de reclamar e ser mais paciente com suas peculiaridades um pouco irritantes.”

u/Mundane-Inspector305


20. “Isso foi há uns 25 anos, mas meus pais não queriam ser fiadores de um veículo que eu estava comprando. Eu fiquei tipo ‘Bom, eu tenho que descobrir como fazer isso sozinho’. Foi chato, mas eu consegui. Foi então que me senti um adulto.”

u/searedscallops

Publicidade

21. “Para mim, foi quando tive meu filho. Eu gostava muito de festas e não planejava ter filhos, então eu aproveitei minha solteirice. Minha pílula anticoncepcional falhou e logo depois eu tinha um bebê para cuidar. Foi uma grande mudança e foi difícil ser um adulto quando todos os meus amigos estavam saindo e curtindo.”

u/toootired2care


Joel Mchale handing off a baby to a woman
Joel Mchale handing off a baby to a woman

NBC / Via Giphy

Publicidade

22. “Quando eu vejo que meus amigos estão tendo filhos e pessoas mais jovens que eu estão casando, eu fico um pouco confuso.”

u/TunaBread2020


23. “Quando eu comecei a reparar que meus pais não podem resolver meus problemas. E de qualquer forma, eles já têm os próprios problemas. É diferente de quando eu era criança, que meus pais conseguiam resolver quase tudo e eu dependia deles cegamente. Agora eu estou sozinho nessa.”

u/VaiRaiChu

Publicidade

24. ”Quando eu comecei a marcar minhas próprias consultas médicas. Têm muitos médicos. E quase não há horários depois das 5 da tarde!”

u/africanfigureskater

25. "Quando fiz 15 anos. Pais divorciados; filho mais velho. Nada mais a declarar."

u/xladyvontrampx

Publicidade

Lady Gaga shaking her head up and down
Lady Gaga shaking her head up and down

Talks at Google / Via Giphy

26. “Quando tive que escolher um plano de saúde no trabalho pela primeira vez como CLT. Foi tão estressante ler palavras como: ‘premium’, ‘cobertura hospitalar’, etc. Tinha um lugar no trabalho onde podíamos tirar nossas dúvidas sobre o seguro, e eles explicavam cada plano direitinho, mas eu não podia virar e pedir pra eles me explicarem como se eu tivesse 5 anos de idade, na frente dos meus colegas.”

u/doctorscompanionlg

Publicidade

27. "Hoje em dia eu tenho que fazer alongamentos pelas manhãs."

u/idkhowtoreddit_23


28. “Quando fui promovido e comecei a gerenciar outras pessoas. Foi tipo ‘eu sou responsável por toda essa galera? Cuidar da agenda deles? Pagá-los? Ensiná-los?’”

“Esse é até hoje um dos maiores desafios da minha vida. É muito gratificante poder gerenciar outras pessoas e aprender como incentivá-las.”

u/paintedokay

Publicidade

Andy Samberg saying "Like a boss" with a group of co-workers
Andy Samberg saying "Like a boss" with a group of co-workers

NBC / Via Giphy

29. “Eu cresci em uma casa adaptada para necessidades especiais, então sempre houve uma pressão para colocar a família toda — suas opiniões e necessidades — em primeiro lugar. A primeira vez que tomei uma decisão importante para minha vida e minha família não me apoiou (ir morar com meu parceiro), eu soube que tinha me tornado adulto. Não havia culpa suficiente no mundo ou desejo de agradá-los que me fizesse mudar de ideia.Eu me sentia um pouco mal pela maneira que eles reagiram, mas estava firme em minha escolha.”

u/hobbleknobble

Publicidade

30. “A primeira noite que passei sozinha com meu recém nascido. Me liguei que eu era totalmente responsável pelo seu bem estar.”

u/Danivelle

31. “Eu já brinquei no passado que um relacionamento sério me fez virar adulto, ou que eu era velho e tedioso por ter pedido um aspirador de pó de Natal e fiquei muito feliz ao ganhar um, ou por eu ter superado algumas atitudes imaturas de pessoas ao meu redor. Mas lá no fundo, eu me preocupo que nunca me sentirei adulto. Eu tenho 23 anos e ainda moro com minha família porque não tenho dinheiro suficiente para me mudar. Eu não sei o que quero fazer com minha vida, eu sinto que não tenho algumas habilidade importantes para a vida, as pessoas muitas vezes não me levam a sério por conta da minha idade e gênero e uma parte de mim, ainda está esperando alguém me dizer o que fazer.”

“Todo dia eu vejo uma pessoa diferente com a qual frequentei o ensino médio, se formando, viajando, casando, tendo filho e eu estou… aqui. Eu nem sei se eu quero as mesmas conquistas que vejo eles tendo, eu só quero alguma prova de que eu estou fazendo alguma coisa em vez de só ficar sentado o dia inteiro.”

u/AMultitudeofPandas

Publicidade

Você lembra do momento exato em que percebeu que havia se tornado um adulto? Como se sentiu? Nos conte nos comentários abaixo!

Veja também