Entenda por que o elenco do "BBB23" é o mais parecido com a população brasileira

Ficamos ainda mais ansiosos pela edição!

Talvez pela primeira vez na história dos realities no Brasil, teremos no "BBB23" um elenco plural e diverso, que reflete – ou ao menos chega muito próximo disso – a população brasileira.

Veja alguns indicativos abaixo:

Dos 22 participantes do "BBB23", temos 11 homens e 11 mulheres.

Divulgação

O número é bastante próximo da divisão entre homens e mulheres no Brasil. Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2021, a população brasileira é composta por 48,9% de homens e 51,1% de mulheres.

Publicidade

Em relação ao elenco negro, essa é a edição com mais participantes: 11.

Reprodução/Instagram

O número se aproxima da proporção de negros e pardos autodeclarados no Brasil, segundo a Pnad Contínua divulgada pelo IBGE em julho de 2022. Segundo a pesquisa, 56,1% dos brasileiros são negros ou pardos, ante 43% de brancos.

A divisão dos brother e sisters por região ficou assim: Sudeste (10); Nordeste (6); Sul (3); Centro-Oeste (1); Norte (1). Há ainda uma participante estrangeira.

Getty Images

Por região, a escalação feita no "BBB23" também reflete a população brasileira, já que a região com mais habitantes é a Sudeste, seguida pelo Nordeste e Sul. Norte e Centro-Oeste ficam nas últimas posições.

Publicidade

Na edição, há cinco participantes abertamente LGBTQIAP+: Aline, Sarah Aline, Fred Nicácio, Bruno Nogueira e Gabriel Santana. A fatia corresponde a 22,7% dos participantes do "BBB23".

Reprodução/Instagram

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em maio de 2022 pelo IBGE, 1,9% da população brasileira diz ser homossexual ou bissexual - mas a gente sabe que é muito mais 🏳️‍🌈 .

A divisão por signos ficou assim: peixes (4); áries (3); touro (3); câncer (2); escorpião (2); sagitário (2); gêmeos (1); virgem (1); libra (2); capricórnio (1); aquário (1). Leão foi o único signo a ficar de fora.

Getty Images

Publicidade

Veja também