Escondidinho na batata

Uma prato gostosinho para qualquer momento.

Publicado por Luisa Oguime e Tasty Demais

Há um ano

Veja aqui como fazer:


Escondidinho na batata

Publicidade

Rendimento: 4 porções

Você vai precisar de:

Batatas

4 batatas, higienizadas

1 colher de chá de azeite

½ colher de chá de sal

3 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida

¼ de xícara de creme de leite, quente

½ colher de chá de pimenta

1 colher de chá de sal

½ xícara de queijo cheddar, ralado

¼ de xícara de cebolinha

Recheio de carne

1 colher de sopa de azeite

1 cebola, fatiada

3 dentes de alho, picados

450g de carne moída

1 colher de chá de sal

½ colher de chá de pimenta

2 colheres de chá de molho inglês

1 colher de sopa de extrato de tomate

½ xícara de caldo de carne

400g de cenoura fatiada cozida

400g de ervilha

1 colher de chá de sal

½ colher de chá de pimenta

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

2. Coloque as batatas nas assadeiras. Faça alguns buracos em cada lado com um garfo, e passe azeite com um pincel. Salteie com ½ colher de chá de sal.

3. Leve as batatas ao forno no centro da prateleira do forno por 45-50 minutos, até facilmente fatiadas com uma faca. Tire do forno e deixe esfriar. Diminua a temperatura do forno a 180ºC.

4. Enquanto as batatas estão assando, faça o recheio de carne: esquente o azeite em uma panela grande, em fogo médio. Adicione o alho e continue a cozinhar até sentir o cheiro, 2-3 minutos.

5. Empurre a mistura de cebola para os cantos da panela e aumente o fogo para médio a alto. Adicione a carne moída no centro da panela e desmonte com uma espátula. Deixe a carne dourar sem mexer, por 2-3 minutos, e então tempere com 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta e misture.

6. Quando a carne estiver quase no ponto, mas ainda um pouco rosa, adicione o extrato de tomate e o molho inglês e misture, continuando a separar a carne com a espátula.

7. Adicione o caldo de carne, a cenoura e as ervilhas. Reduza o fogo a médio e mexa por 3-5 minutos, até a maior parte do líquido ter evaporado. Tempere com o restante do sal e ½ colher de chá de pimenta, mais a gosto. Tire a panela do fogo.

8. Quando as batatas esfriarem o suficiente para mexer, corte na metade verticalmente. Com cuidado para não cortar a casca, tire a maior parte do miolo e transfira para uma tigela grande.

9. Adicione a manteiga derretida, o creme de leite, o restante do sal e a pimenta à tigela com o miolo da batata. Com uma batedeira, misture em velocidade baixa até que fique uniforme. Aumente a velocidade para alta e misture até as batatas estarem fofas. Adicione o queijo cheddar e misture em velocidade baixa.

10. Adicione cerca de ¼ de xícara (60g) do recheio de carne em cada casca de batata. Cubra com cerca de ¼ de xícara da mistura de batata. Espalhe a batata sobre o recheio de carne para cobrir quase inteiramente. Usando um garfo, crie um padrão, levando o garfo de cima abaixo.

11. Asse as batatas por 10-15 minutos, até o queijo na mistura de batata começar a derreter.

12. Tire as batatas do forno e sirva com a cebolinha salpicada em cima.

13. Aproveite!

Publicidade