Corrigimos 5 informações falsas de Ciro Gomes na entrevista ao "Jornal Nacional"

Candidato do PDT à Presidência foi o entrevistado da última terça-feira (23).

Candidato à Presidência pela segunda vez, Ciro Gomes (PDT) foi o entrevistado da noite de terça-feira (23) no Jornal Nacional.

Divulgação/TV Globo

Foram 40 minutos de conversa comandada pelos âncoras Renata Vasconcellos e William Bonner. Durante esse tempo, Ciro errou alguns dados, para mais ou para menos, como no caso do peso da indústria no PIB, o efetivo de policiais na ativa e o percentual de eleitores indecisos. Veja abaixo a checagem das informações:

1. "Porque a ciência da insanidade, dizia o Einstein, talvez o maior cérebro da idade moderna, a ciência da insanidade é você repetir as mesmas coisas e esperar resultado diferente."

Reprodução/TV Globo

Tal frase é comumente atribuída a Albert Einstein, mas também ao diplomata e escritor americano Benjamin Franklin e ao escritor americano Mark Twain. Sendo assim, não há qualquer evidência de que o cientista alemão seja o verdadeiro autor da frase.

Segundo o site Gizmundo, o livro "The Ultimate Quotable Einstein" atribui a citação a Rita Mae Brown, no livro "Sudden Death", de 1983.

Publicidade

2. "O Brasil tinha 34% da sua riqueza tirada da indústria – que paga os melhores salários, que dá os melhores empregos. Hoje está menos de 10%."

Reprodução/TV Globo

Não é verdade que a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) seja menor do que 10%. Em 2021, segundo o IBGE, a indústria de transformação foi responsável por 11,33% do PIB nacional. Se considerado o PIB industrial total, que inclui os setores de construção civil e mineração, por exemplo, o percentual em 2021 foi de 22,15%.

3. "Fortaleza não tem mais [áreas de risco], porque nós mapeamos, ao longo de muitos anos atrás, todas as áreas de risco e passamos a atuar contínua e planejadamente com orçamentos fixos, com estratégias, e o Brasil não tem mais nada disso."

Reprodução/TV Globo

De acordo com levantamento da Defesa Civil publicado em janeiro deste ano pelo Diário do Nordeste, há 89 áreas de risco em Fortaleza. O número permanece inalterado desde 2012. "Ou seja, em uma década, pouco se avançou na mitigação de problemas que afetam cerca de 22 mil famílias na Capital cearense", diz a reportagem.

Publicidade

4. "O Brasil tem 11.600 policiais apenas."

Reprodução/TV Globo

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 (página 462), o Brasil tem um efetivo de 682.279 policiais na ativa.

5. "E você, indeciso, sabe quantos são vocês? Mais da metade da população."

Reprodução/TV Globo

É falso que mais da metade da população esteja indecisa na eleição deste ano. Pesquisa Datafolha divulgada em 19 de agosto mostra que o percentual de eleitores que não sabem em quem votar é de 22% na pesquisa espontânea (quando é o eleitor quem cita o nome do candidato). A mesma pesquisa mostra que quando a enquete é estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), apenas 2% dos brasileiros estão indecisos.

Publicidade

Veja também