Hoje, Copa do Mundo terá trio de arbitragem feminina pela 1ª vez na história

Esse é mais um capítulo da luta das mulheres pela conquista de espaços sendo escrito! 💪

Nunca antes nas 21 Copas do Mundo - o equivalente a 92 anos -, a arbitragem de uma partida masculina foi feita por mulheres. Mas essa história está prestes a mudar. Isso porque, nesta quinta-feira (1), no jogo entre Alemanha e Costa Rica, um trio de arbitragem feminina em campo.

Tom Weller/picture alliance via Getty Images e Harry Langer/DeFodi Images via Getty Images

São elas: Stéphanie Frappart (França), a brasileira Neuza Back e Karen Diaz Medina (México).

Ian MacNicol/Getty Images; Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images; e Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images

Pela ordem na foto estão: Neuza (à esq.); Stéphanie (cent.); e Karen (à dir.).

Publicidade

A partida será às 16h, no estádio Al Bayt, pela última rodada da fase de grupos do mundial.

Eurasia Sport Images/Getty Images

Publicidade

Neste ano, dos 129 profissionais de arbitragem convocados pela Fifa para estarem na Copa do Mundo do Catar, seis são mulheres.

KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP via Getty Images

O número ainda está longe do ideal e de representar qualquer tipo de igualdade, mas é um primeiro passo e um marco, principalmente por ser no Catar, país em que as mulheres têm tão menos direitos frente aos homens.

Na última terça-feira (22), a francesa Stéphanie Frappart, de 38 anos, tornou-se a primeira mulher numa partida masculina em Copa do Mundo. Ela atuou como quarta-árbitra no jogo entre México x Polônia.

Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images

Ela também foi a primeira árbitra mulher a apitar jogos no Campeonato Francês, Liga dos Campeões, Eliminatórias para a Copa do Catar e a final da Supercopa da UEFA.

Publicidade

Neuza Back, de 38 anos, é formada em educação física e integra o quadro de árbitros da Fifa desde 2014. No currículo, ela tem atuações em competições de peso, como o Mundial de Clubes de 2020, Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, Mundial de Clubes e Copa Libertadores.

Ian MacNicol/Getty Images

A mexicana Karen Diaz, de 38 anos, é formada engenharia agroindustrial. Ela entrou pra Liga Mexicana em 2016 e, de lá pra cá, soma jogos em disputas pré-Mundiais de base da Concacaf.

Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images

Publicidade

Veja também