Em ano de eleição e pandemia, Congresso coloca reformas entre as pautas prioritárias

(Pausa na alienação que o assunto é importante).

Como nem só de "BBB 22" vive o povo brasileiro – infelizmente –, precisamos falar sobre as prioridades do Congresso Nacional para este ano. 

Andressa Anholete/Getty Images

Os parlamentares voltaram ao trabalho na quarta-feira (2). Em seus discursos, os presidentes da Câmara e do Senado falaram sobre quais os temas mais importantes para as casas ao longo de 2022.

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Publicidade

Lembrando que estamos falando de um ano eleitoral, em que as fake news devem rolar a todo vapor. Também será o nosso terceiro ano convivendo com a covid-19, que dia após dia aprofunda ainda mais a crise econômica e social do País. 

 Canva e Roberto Jayme/Ascom/TSE

Pois, bem, neste contexto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), citou o desemprego e a inflação como principais problemas a serem solucionados neste ano. Assim como a continuidade da votação da reforma tributária.

Nilson Bastian /Câmara dos Deputados

Publicidade

Em relação à pandemia, Lira disse que "a Câmara dos Deputados continuará empenhada em prover os meios e construir soluções para enfrentar" a covid-19. A eleição foi citada por Lira ao final do discurso, quando disse que "interesses políticos" devem ser deixados para outubro.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu atenção especial às “grandes reformas estruturantes” do Estado, como a administrativa e tributária. E falou brevemente sobre educação. "O nosso projeto de nação, o nosso planejamento deve ter como projeto inicial a educação."

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Publicidade

Em relação às eleições, Pacheco disse que espera que, das instituições da República, "a fiscalização e punição daqueles que atentem contra o processo eleitoral. Aos eleitores, pediu "senso crítico e responsabilidade para distinguir fatos verdadeiros das inaceitáveis fake news."


Veja também