Mais uma vez, Parada do Orgulho LGBT+ tem tema urgente e necessário

Tema da 26ª edição é "Vote com Orgulho - Por uma Política que Representa".

Depois de dois anos em ambiente virtual por causa da pandemia, a Parada do Orgulho LGBT+ volta às ruas de São Paulo neste domingo (19), para sua 26ª edição. Neste ano, sob o tema "Vote com Orgulho - Por uma Política que Representa".

FG Trade/ Getty Images

Como estamos em ano de eleição, o tema escolhido, mais uma vez, se mostra urgente, atual e necessário.

Divulgação

Publicidade

Mas se engana quem pensa que o tema será eleitoreiro. Em entrevista à Folha, a presidente da organização da Parada, Claudia Regina dos Santos Garcia, disse que não haverá nenhuma manifestação partidária por parte da organização durante o evento.

Divulgação

"Não vou puxar nem 'Lula Lá' nem 'Fora Bolsonaro'", diz. "Somos um movimento suprapartidário. Mas defenderemos um voto que seja representativo dos nossos direitos, um voto progressista, tanto no Executivo como no parlamento."

Os dois candidatos aparecem na liderança das pesquisas de intenção de voto. Em relação à pauta LGBTQIAP+, assim como outros temas, a postura de Lula e Bolsonaro também é antagônica.

Então, não será surpresa se o público da Parada organicamente decidir puxar um – ou ambos – desses gritos.

Publicidade

Mas o tema "Vote com Orgulho - Por uma Política que Representa" vai muito além da disputa presidencial. Ele trata da necessidade de avançarmos na representatividade da comunidade LGBTQIPA+ nas câmaras de vereadores e no Congresso, por exemplo.

Leopoldo Silva/Agência Senado

Trata de que políticas públicas sejam pensadas e elaboradas também por esses grupos e que as decisões que impactam as cidades, Estados e o País incluam representantes da comunidade LGBTQIAP+.

Publicidade

Alguns passos nesse sentido foram dados em 2018, quando, comparando com 2014, as candidaturas de pessoas abertamente LGBT cresceram 386,4%.

Rawf8/Getty Images

Foram 160 canditatxs aos cargos legislativos.

Foi apenas em 2018 que tivemos o primeiro senador abertamente gay eleito, também tivemos a primeira pessoa trans eleita como deputada estadual em São Paulo. Na capital paulista, apenas em 2020 uma mulher trans foi eleita para a Câmara de Vereadores.

Geraldo Magela/Agência Senado

Senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Publicidade

Esses números deixam claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido. E, mais um grande passo pode ser dado na eleição de outubro!

Em 2020, um levantamento feito pelo programa Voto Com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, mostra que os membros da comunidade eleitos naquela disputa receberam 450.854 votos válidos. Naquela eleição, 48 pessoas da comunidade foram escolhidas para o mais alto cargo nas Prefeituras e Câmaras Municipais, e 93 para suplentes.

Reprodução/Instagram

Deputada estadual Érica Malunguinho (PSOL-SP).

Publicidade

Para que esses números aumentem ainda mais, é preciso abrir espaços seguros para que a comunidade participe do debate político, para que cada vez mais candidatxs LGBTQIAP+ participem do pleito e apareçam na urna como opção de voto para eleitores de dentro e fora da comunidade.

Veja também