A conta é nossa – e é alta! Brasil é o país que mais gasta com eleições e partidos políticos

No total são gastos mais de U$789 milhões por ano!

O Brasil lidera o ranking de países com maior gasto anual de dinheiro público em campanhas eleitorais e partidos políticos. Com a aproximação de mais um pleito, é preciso que falemos sobre essa conta, que é de todos nós!

Isso porque, com tanto dinheiro investido no processo eleitoral e nos políticos brasileiros, é preciso que eles realmente nos representem, que dialoguem com as demandas da sociedade civil e façam valer cada centavo gasto para mantê-los.

Publicidade

No total, mais de U$789 milhões são gastos por ano com eleições e partidos, segundo levantamento divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, a partir de dados do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), World Bank e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O gasto no Brasil é tão grande, que chega a ser mais que o dobro do valor desembolsado pelo México (U$307 milhões por ano), que ocupa a segunda posição do ranking.

Divulgação

Publicidade

Em relação aos gastos com as campanhas eleitorais, a maior parte do valor custeia materiais impressos (20,9%); produção de programas de rádio, vídeo e TV (8,8%); e  custo com atividades de militância e mobilização de rua (8,6%).

Dibulgação

Além disso, o Brasil é o país onde mais se gasta com parlamentares. Cada membro do Congresso Nacional custa aos cofres públicos cerca de US$ 5 milhões por ano.

Publicidade

De acordo com o levantamento, no Brasil, o gasto por parlamentar é 528 vezes maior que a renda média da população.

O número é mais que 2 vezes maior que o gasto do segundo colocado – a Argentina, com um gasto de 228 vezes em relação à renda média.

Publicidade

Bom, eu espero que os dados acima sejam mais que suficientes para ficarmos atentos ao processo eleitoral que se aproxima. Porque, além de polarizado e tenso, ele também será caro. E a conta será paga por todos nós!

Veja também