Sem surpresas, governo Bolsonaro é reprovado pela maioria da população

Segundo o Datafolha, 53% desaprovam a gestão.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue com o pior nível de avaliação desde o início do mandato. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (16), 53% dos brasileiros reprovam o governo.

Clauber Cleber Cetano/PR

Segundo o instituto, apenas 22% dos entrevistados consideram o governo bom ou ótimo, enquanto 24% o avaliam como regular. Parcela de 1% não opinou.

Clauber Cleber Caetano/PR

Publicidade

A reprovação do governo reflete diretamente na corrida eleitoral. Também segundo o Datafolha, Bolsonaro soma 22% a 23% das intenções de voto a depender do cenário, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem 48%. Moro aparece com 9%; Ciro tem 7%; Doria, 4%.

Ricardo Stuckert/Alan Santos

Dizem que votarão em nulo, branco ou ninguém, 8%, e 2% não souberam responder.

Ainda segundo a pesquisa, Bolsonaro é reprovado por: 73% dos estudantes; 75% dos homossexuais e bissexuais; 48% dos que ganham mais de 10 salários mínimos; e 44% moradores da Região Sul.

Publicidade

Por outro lado, o governo é aprovado por: empresários (50%); evangélicos (32%); desempregados à procura de emprego (16%); e pessoas entre 16 e 24 anos (13%).

Isac Nóbrega/PR

Para a pesquisa, o Datafolha ouviu 3.666 pessoas presencialmente em 191 cidades do País, de 13 a 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Publicidade

O índice de reprovação acima dos 50% não é nenhuma novidade para Bolsonaro. Em setembro, ele já havia chegado ao patamar de 53%, de acordo com a pesquisa anterior do Datafolha. 

Veja também