Bolsonaristas invadem e depredam prédios do Congresso, STF e Planalto

Tarde de vandalismo em Brasília!

Manifestantes golpistas que pedem intervenção militar contra o atual presidente Lula invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, na tarde deste domingo (8).

EVARISTO SA/AFP via Getty Images

O objetivo, segundo os seguidores de Jair Bolsonaro (PL), é tirar o presidente Lula (PT) e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), do poder.

A ação extremista ocorre uma semana após a posse de Lula na Presidência.

EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Na esteira dos atos golpistas em Brasília, um grupo de bolsonaristas bloqueou a Avenida 23 de Maio, na Zona Sul de São Paulo.

Publicidade

Pouco antes das 18h, o presidente Lula, que está em Araraquara (SP), fez uma declaração em que decretou intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro. "Todas essas pessoas que fizeram isto serão encontradas e punidas", disse.

Reprodução/Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Em coletiva de imprensa, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que os prédios dos Três Poderes já estão sendo periciados para calcular "os danos" deixados pelos terroristas. "Lamentamos que o patrimônio do povo brasileiro tenha sido dilapidado de forma vil". 

Dino disse ainda que alguns Estados vão ceder policiais para ajudar a conter os "terroristas" e reforçar a segurança do DF. "Não conseguirão destruir a democracia brasileira. É preciso dizer isso cabalmente, com toda a firmeza e convicção", afirmou Dino. "As providências estão em curso", disse. 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

A invasão bolsonarista é destaque no "The New York Times".

Reprodução/The New York Times

"Apoiadores do presidente deposto invadem prédio do Congresso", diz a chamanda na página inicial do site do jornal. 

Publicidade

Pelo menos uma hora antes da declaração de Lula, o líder do Governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), e a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), apresentaram representação ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pedindo intervenção na Segurança Pública do DF.

Reprodução

Publicidade

O deputado federal André Janones (Avante) afirmou que "o que nós estamos vivenciando é resultado de muita irresponsabilidade e inação."

MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

"Brasília está sendo vítima de um ataque terrorista premeditado e anunciado, os atos são violentos, organizados e financiados por um governo autoritário que não consegue se desvencilhar do poder após ter perdido a eleição. O principal responsável está foragido, é o ex presidente Jair Messias Bolsonaro, há também responsabilidade do governo do Distrito Federal que, até aqui, se mostra leniente com as "manifestações" que sempre tiveram intuito golpista. O que nós estamos vivenciando é resultado de muita irresponsabilidade e inação. Controlar a situação nesse estágio é difícil, não deveríamos ter chegado a esse ponto, agora somente com o uso da força que além do controle, deverá identificar para que todos sejam devidamente punidos", disse ao BuzzFeed Brasil.

Publicidade

Veja também