Afinal, o que é hyperpop e porque você vai ouvir muito falar dele

Vem ver uma seleção de artistas que você precisa conhecer.

Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa nova versão do pop, mas certamente já ouviu alguma música, seja na série "Euphoria" ou nos virais do TikTok.

Desenvergonhadamente esquisito, o hyperpop é um gênero feito por jovens para jovens. E está diretamente conectado à vida online.

Publicidade

A sonoridade é dançante e cheia de brilho. As músicas tendem a ser barulhentas, com sintetizadores frenéticos, vozes agudas e baixos distorcidos. 

O som pode ser descrito como uma mistura maximizada e futurista de eletrônico, pop e punk.

Publicidade

Mesmo em segundo plano, as letras apresentam uma carga pessoal, reunindo as angústias comuns aos Gen Z. 

Amplamente viciante, o hyperpop possui uma musicalidade difícil de rotular – como a própria geração Z.

Publicidade

E é criado por gente que não quer ser colocada em caixas, como artistas trans e não-binários. Destaque para o duo "100gecs", formado por Dylan Brady e Laura Les.

Além deles, outros nomes foram essenciais para o crescimento do estilo, como a produtora Sophie, morta há um ano, e a cantora Charli XCX, responsável por levar esta estética para o mainstream.

Publicidade

Falando em mainstream, o batismo oficial do nome hyperpop veio por meio do Spotify, quando a plataforma deu esse nome, em agosto de 2019, a uma playlist que agrupava artistas com essa sonoridade.

Mas antes disso, esse nome já circulava informalmente em fóruns do Reddit, bem underground.

E por que a gente vai ouvir falar muito sobre o hyperpop em 2022 e nos próximos anos?

Publicidade

Os motivos são vários e passam pelo fato de a cena estar mais consolidada, as redes sociais serem a principal ferramenta de distribuição deste som e por ele estar tão fortemente ligado a uma geração hiperconectada e que tem muito a dizer – de um jeito só deles.

Veja também