7 documentários sobre o sistema prisional brasileiro que a Xuxa deveria assistir

É uma boa hora para falar sobre violação de direitos humanos.

Logo em seguida, ela se desculpou com um vídeo publicado no Instagram: "Eu errei, então, tô aqui pedindo desculpas".

Publicidade

O Brasil é o 3º país que mais prende pessoas no mundo. E, além disso, nossas cadeias são superlotadas e muitas estão em péssimas condições. Neste post, o BuzzFeed separou sete ótimos documentários que falam sobre sobre a violação dos direitos humanos dentro do sistema prisional brasileiro. Pra Xuxa, pra você e pra todo mundo assistir.

Gláucio Dettmar/CNJ / Via veja.abril.com.br

Atenção: os documentários listados neste post são indicados para maiores de 18 anos e podem conter imagens sensíveis para algumas pessoas.

Publicidade

1. "O Prisioneiro da Grade de Ferro" (2003)

Divulgação

Este documentário premiadíssimo do diretor Paulo Sacramento é um retrato honesto e visceral de todas as mazelas vividas por presidiários do antigo Carandiru. Para assistir, clique aqui.

2. "Deus e o Diabo em Cima da Muralha" (2006)

"Deus e o Diabo em Cima da Muralha" mostra o equilíbrio das relações entre os 10 mil detentos do Carandiru e seus funcionários, inclusive o médico Drauzio Varella. Com direção de Tocha Alves e Daniel Lieff.

Publicidade

3. "Quanto mais presos, maior o lucro" (2017)

Este documentário da Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil, debate a implementação de presídios privados no Brasil. O que já vem acontecendo desde 2013.

4. "Justiça" (2004)

O documentário de Maria Augusta Ramos acompanha o dia a dia de réus, juízes e promotores para denunciar a relação do sistema judicial brasileiro com as esferas mais pobres da sociedade.

Publicidade

5. "Sem Pena" (2014)

"Sem Pena", de Eugênio Puppo, mostra o medo, o preconceito e o esfacelamento dos direitos humanos de quem está encarcerado no Brasil.

6. "Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil" (2015)

Minidocumentário da Pastoral Carcerária traz depoimentos brutais sobre tortura e outras diversas violações da dignidade humana sofridas por detentos.

Publicidade

7. "As Mulheres e o Cárcere" (2015)

Se o sistema prisional é cruel com os homens, ele pode ser ainda pior para as mulheres, que vivenciam de forma mais intensa o abandono. Este documentário, também da Pastoral Carcerária, mostra as torturas sofridas por presas.

Veja mais:

Qual personalidade defensora dos Direitos Humanos você é?

Você sabe qual mulher foda disse esta frase?

De quantos direitos humanos você é a favor?

Publicidade

Veja também