21 conselhos de quem sofre com a tricotilomania para pessoas com a mesma compulsão

Importante: estas não são recomendações médicas, apenas estratégias que já funcionaram para outras pessoas e que talvez funcionem para você também.

Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community como elas lidavam com a compulsão de arrancar o próprio cabelo.

A tricotilomania é um distúrbio que leva as pessoas a arrancarem fios de cabelo, sobrancelhas, cílios e outras partes do seu próprio corpo, causando ferimentos e provocando calvície, descoloração de pele, sangramentos e cicatrizes. O tratamento adequado para a tricotilomania geralmente envolve acompanhamento médico e psicológico, mas abaixo daremos algumas dicas de pessoas que também sofrem com isso.

Lembre-se: estas não são recomendações médicas, apenas estratégias que já funcionaram para outras pessoas e que talvez funcionem para você também.

Atenção! Algumas das respostas abaixo contém descrições detalhadas dos impulsos e comportamentos das pessoas que sofrem com esse distúrbio.

1. Comprar alguns pincéis, seja para puxar as cerdas ou por motivos sensoriais.

@_thefae / Via instagram.com

"Tenho uma coleção de pincéis que deixo à disposição. Alguns tem cerdas curtas e grossas parecidas com a minha sobrancelha e alguns tem cerdas mais macias e longas gostosas de brincar. Tento me controlar pra não arrancar as cerdas e apenas brincar com elas pela sensação, mas às vezes me permito arrancá-las dependendo do dia. É melhor que puxar minha própria sobrancelha."

—Clare Ruth, Facebook

Publicidade

2. Passar vaselina nas sobrancelhas, cílios ou raízes dos cabelos, deixando-os mais lisos e escorregadios.

@yuuuuuuka_gram / Via instagram.com

"Estou sempre arrancando meus cílios, mas tenho passado vaselina neles com pincéis de rímel baratos e descartáveis. Isso me impede de conseguir pinçá-los e puxá-los. Além disso, os pincéis descartáveis deixam o processo um pouco mais higiênico do que usar meus dedos ou cotonetes para passar o óleo perto dos olhos."

valeriecaamanop

3. Dizer a si mesmo "pare" bem alto antes de começar a puxar.

"Se reparo que estou fazendo isso, digo: 'Pare.' Às vezes, preciso dizer a mim mesma algumas vezes repetidamente. Apenas um "pare" simples e neutro, senão pode se transformar em pensamentos negativos ou sentimentos de inferioridade (o que fará com que a compulsão fique pior). Por exemplo, se começo a arrancar antes de ir dormir, digo: "Pare. É hora de dormir." Uma ordem simples. Se estou no trabalho, digo: "Pare. Vamos terminar esse relatório." No fim, acaba aliviando a ansiedade também."

jessewolff0219

Publicidade

4. Deixe suas unhas bem curtas para ficar mais difícil pinçar o cabelo.

@nailstruggles / Via instagram.com

—Jen Rosenblum, Facebook

5. Ou use unhas postiças pela mesma razão.

@wildewoodshoppingcenter / Via instagram.com

"Eu puxava e arrancava meus cílio e sobrancelhas. De forma geral, qualquer pelo do corpo. Comecei a usar unhas postiças pra ver se aumentava minha autoestima e logo descobri que não conseguia arrancar meus fios se estivesse com unhas compridas."

marenalicel

Publicidade

6. Mantenha um histórico de todos os dias que conseguiu passar sem arrancar nada e recompense a si mesmo(a) sempre que atingir um marco.

@trichyrecovery / Via instagram.com

"Mantive um histórico do primeiro mês que passei sem arrancar meus cabelos e me dei uma recompensa depois de um dia, três dias, uma semana e assim por diante. Tive que mudar muita coisa pra chegar até aqui, mas estou muito mais feliz agora!"

—ShannonRae

7. Fazer crochê ou tricô pode dar a mesma ~sensação~ de puxar seu cabelo.

"Bordar me deu algo para concentrar minha mente. O movimento de puxar a agulha e a linha e separar linhas é muito parecido com puxar meu cabelo. Apesar de eu ainda puxar meu cabelo todos os dias, percebi que não tenho feito isso tanto quanto eu fazia antes de começar a bordar."

amandaw496d46a67

Publicidade

8. Usar brinquedos sensoriais desenvolvidos para transtorno de comportamento repetitivo focado no corpo.

"Para controlar meus impulsos, sempre tenho nas mãos alguma coisa para entretê-las. Entre eles, meu favorito é um chamado Tangle. Eles são texturizados e tem vários tipos diferentes, mas eles se movimentam e são fáceis de segurar com uma mão só. Foram projetados para tratar o transtorno de comportamento repetitivo focado no corpo."

skailyr

9. Criar uma palavra mágica com seus amigos e parentes para eles te chamarem atenção sempre que você começar a puxar seu cabelo sem notar.

"Eu e minha mãe temos a palavra mágica "pumpernickel" (espécie de pão de centeio), já que muitas vezes começo a puxar minha sobrancelha sem perceber. Quando ela fala a palavra mágica, me dou conta do que estou fazendo e tento parar."

—Lauren Ablondi Olivo, Facebook

Publicidade

10. Usar band-aids na ponta dos dedos para dificultar pinçar os cabelos.

@essentiallykailey / Via instagram.com

NoahBoah

11. Fazer das toucas suas melhores amigas.

@trichster_queen / Via instagram.com

"Durante a época de provas (quando minha compulsão fica mais forte), uso um boné de beisebol com rabo de cavalo. Quando fico lendo por horas a fio na biblioteca, vivo levando minhas mãos à cabeça. O boné me impede de tocar no couro cabeludo, e o cabelo com rabo de cavalo não cai se eu tocar."

maryclairem3

Publicidade

12. Manter o cabelo molhado.

Disney

"Quando estou em casa, tento deixar meu cabelo molhado (ou a parte que estou querendo puxar). Não sei dizer a razão, mas, quando meu cabelo está molhado, não tenho vontade de puxá-lo e amo a sensação da água fria na minha cabeça."

skailyr

13. Enviar "selfies" para seus amigos e parentes que vão comemorar com você pequenas vitórias.

"Minha mãe me apoia muito e, de vez em quando (quando não puxei muito), envio uma foto para ela sem maquiagem e mostro meu progresso. Quando recebo as respostas dela de como estou bonita e como ela está orgulhosa de mim, me sinto mais forte."

ashleyh4485ef3c0

Publicidade

14. Ter um travesseiro que você consiga arrancar as penas.

"Puxo as penas do meu travesseiro. Ter um monte de penas espalhadas pelo chão – ou penas nas roupas – é constrangedor, mas é menos constrangedor (e MUITO menos duradouro) que a calvície."

sbrpink

15. Fazer das maquiagens e penteados um hobby — e, vamos falar a verdade, uma arte.

Kaylann Marie / Via youtube.com

"Começar a fazer minhas sobrancelhas foi um grande passo pra mim e agora tenho muito orgulho disso. Sem falar que agora elas não parecem mais tão machucadas. Todo mundo pode apreciar a criação de uma sobrancelha que não pareça em nada com o estrago que está por baixo. Também tenho uma área calva na parte de trás da minha cabeça e aprendi a fazer algumas tranças e uns updos que dão uma boa disfarçada. Em vez de fazer isso só pra esconder coisas que me envergonho, transformei essa atividade em uma paixão."

—Marie P., email

Publicidade

16. Arrumar um par de óculos "fake" para servir de obstáculo entre seus dedos e suas sobrancelhas e cílios.

beyonceVEVO / Via gifme.io

hermionegr8ger

17. Cortar algumas peças de roupa ou pedaços de pano para você puxar os fios.

@justchaseit / Via instagram.com

"Isso me dá a mesma sensação da textura do cabelo e simula a pressão da unha na ponta dos dedos quando eu puxo meu cabelo."

valeriecaamanop

Publicidade

18. Não tenha medo de tentar um penteado radical se você achar que vai ajudar.

"Recentemente descobri que a melhor maneira de me forçar a não puxar meu cabelo é raspá-lo. Isso pode parecer meio radical pra alguns, mas vi que é a melhor maneira pra mim."

arianam8

19. Ou ostentar uma peruca legal.

"Depois de lutar para disfarçar pontos calvos com lenços e bandanas, decidi usar uma peruca no meu baile de formatura. Já passaram dez anos e ainda uso peruca. Minha maior conquista foi aprender a me amar e aceitar a tricotilomania como parte da minha vida, mas entender que ela não define quem eu sou. Não preciso mais lutar com a depressão. Agora, ando com confiança e estranhos se aproximam de mim o tempo todo perguntando em que salão fiz meu cabelo. Rsrsrsrs."

ashleyh4774c71fa

Publicidade

20. Vá em estilistas, salões, esteticistas e outros que entendem de tricotilomania.

HBO / Via giphy.com

"Toda semana, faço meu cabelo, tendo ou não naquela semana arrancado meu cabelo. Meu cabeleireiro é muito atencioso e compreensivo. Odeio gastar dinheiro, então o fato de eu gastar tanto dinheiro com meu cabelo é um bom incentivo para eu lutar contra meus impulsos de puxar."

katytakaoka

21. Por fim, aceite-se e cuide-se.

Brute Reason / Via the-orbit.net

"Tenho tricotilomania. Quando sou sincera com as pessoas sobre isso, reconhecendo que tenho um distúrbio para o qual ainda não há cura, tenho uma reação mais racional em vez de só ficar frustrada e sensível por causa da doença. Brinquedos são divertidos e podem ajudar, mas reconhecer como me sinto a respeito do distúrbio em primeiro lugar foi a melhor coisa que fiz para mim mesma."

Annalee182

Publicidade

Veja também:

O guia do humano imperfeito para a aceitação corporal

42 livros, filmes e séries de TV que não são gordofóbicos

26 atividades que ajudaram as pessoas a fazer as pazes com seus corpos

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também