15 coisas que você nunca imaginou sobre a Rainha Elizabeth II

A monarca mais pop da história está há 70 anos no trono.

Em 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth Alexandra Mary Windsor tornou-se Rainha Elizabeth II. De lá para cá, 70 anos se passaram e fizeram da soberana de 95 anos a primeira monarca britânica a alcançar sete décadas de reinado.

Max Mumby/Indigo/via Getty Images

(Foto de capa: Max Mumby/Indigo/Getty Images).

Reunimos abaixo 15 fatos interessantes sobre a monarca mais pop da história.

Publicidade

1. Day off:

Max Mumby/Indigo/Getty Images

Tradicionalmente, 6 de fevereiro é um dia de descanso para a Rainha Elizabeth II em sua propriedade de Sandringham. A data marca sua ascensão ao trono, em 1952, com apenas 25 anos, e a morte de seu pai, o rei George VI, vítima de câncer de pulmão, aos 56 anos.

2. Já contracenou com James Bond.

Para as Olimpíadas de 2012, a rainha fez uma participação especial em uma sequência de James Bond. No filme promocional de 6 minutos, ela aparece deixando o Palácio de Buckingham e a bordo de um helicóptero junto do ator Daniel Craig.

Publicidade

3. Não precisa de passaporte ou carteira de motorista.

Max Mumby/Indigo/Getty Images

"Como um passaporte britânico é emitido em nome de Sua Majestade, é desnecessário que a rainha possua um", de acordo com o site oficial da família real. Entretanto, todos os outros membros, incluindo o falecido Duque de Edimburgo e o Príncipe de Gales, possuem passaportes. Ela também é a única pessoa no Reino Unido a não requerer uma carteira de motorista.

4. Apareceu em mais de 200 filmes e séries de TV.

De acordo com o site de classificação de filmes IMDb, a rainha Elizabeth II foi protagonista em mais de 242 documentários, filmes de ficção e séries de televisão. Ela também ganhou um prêmio BAFTA em 2013 "em reconhecimento ao seu excelente patrocínio das indústrias de cinema e televisão".

Publicidade

5. Teve oito damas de honra.

Getty Images

As oito damas de honra que ela escolheu foram: a princesa Margaret, a princesa Alexandra de Kent, Lady Caroline Montagu-Douglas-Scott, Lady Mary Cambridge, Pamela Mountbatten, Margaret Elphinstone, e Diana Bowes-Lyon.

6. Já teve mais de 30 corgis.

A rainha Elizabeth II cria corgis desde a juventude. Ao todo, ela já teve mais de 30 cães. Algumas escolhas de nomes para os animais foram bastante tradicionais, como Monty, Susan e Holly. No entanto, outras escolhas são menos óbvias, como Candy, Sugar, Foxy, Brush, Honey e Whisky.

Publicidade

7.  É dona de todos os cisnes e golfinhos nas águas do Reino Unido.

Além dos corgis, a rainha Elizabeth II é dona de todos os cisnes e golfinhos nas águas do Reino Unido. “Já no século XII, a Coroa reivindicou a propriedade de todos os cisnes do país porque os pássaros eram altamente valorizados como uma iguaria em banquetes e festas”, segunda a revista "Reader's Digest". A rainha também possui todas as baleias e golfinhos nas águas ao redor do Reino Unido, segundo um estatuto de 1324 que afirma que: "também o rei deve ter baleias e esturjões capturados no mar ou em qualquer outro lugar dentro do reino". O documento ainda é válido, e as baleias e golfinhos são reconhecidos como “peixes reais”.

8. É acordada por um gaiteiro todas as manhãs.

Philartphace/via Getty Images

Engana-se quem pensa que a rainha é acordada pelo despertador do celular, como nós, reles mortais. Quem garante o despertar da monarca é um gaiteiro de fole, que toca do lado de fora de sua janela por 15 minutos todas as manhãs, às 9h. Ele é conhecido como "Flautista da Soberana".

Publicidade

9. O príncipe George a chama de "Gan-Gan".

Kate Middleton revelou no documentário "Our Queen At Ninety" que seu filho mais velho, o Príncipe George, chama sua bisavó de "Gan-Gan". De acordo com PopSugar, "Gan-Gan" é uma "designação que gerações da realeza têm usado para se referir a suas bisavós".

10. É fluente em francês.

A rainha Elizabeth II aprendeu a falar francês ainda jovem, mas pouca gente sabe disso. Em 2014, ela chocou muitos ao escolher a língua para fazer seu discurso no "Banquete do Estado".

Publicidade

11. Comemora dois aniversários.

Embora tenha nascido em 21 de abril de 1926, a rainha Elizabeth II tem dois aniversários reconhecidos. O primeiro é o aniversário real de seu nascimento, 21 de abril. O segundo aniversário – tido como oficial – é comemorado em junho, no segundo fim de semana. O motivo? Nesta época do ano o clima é melhor, já que é verão no hemisfério norte. A tradição foi iniciada em 1748 com o rei George II.

12. Sua tiara quebrou horas antes do casamento.

A tiara que a rainha Elizabeth II usou no dia do casamento foi feita em 1919 para sua avó, a rainha Mary. No dia de seu casamento, enquanto uma cabeleireira prendia o véu no acessório, a antiga armação de metal quebrou. A solução encontrada foi enviar a peça à joalheria Garrard, para que a tiara fosse consertada. Dito e feito, a tiara ficou pronta a tempo da cerimônia.

Publicidade

13. Pagou o vestido de noiva com cupons da guerra.

Falando em casamento, a rainha usou seus cupons de racionamento – realidade do pós-guerra – para comprar o material necessário para criar seu vestido de noiva. Ao todo, foram necessários 200 cupons para a confecção da peça, desenhada por Norman Hartnell, feita de seda marfim, cristais e 10.000 pérolas importadas dos Estados Unidos.

14. É dona de um apartamento em NY.

Nest Seekers International/Divulgação

Em 2015,a rainha comprou uma cobertura moderna, no valor de US$ 8 milhões, na Praça das Nações Unidas, em Nova York. O edifício foi projetado pelo arquiteto Norman Foster, que em 1990 foi nomeado cavaleiro pela monarca.

Publicidade

15. Tem uma poeta pessoal.

Johnny Green/WPA Pool/Getty Image

No Reino Unido, os monarcas têm direito a um "poeta laureado" oficial. Em 2009, Carol Ann Duffy foi a primeira mulher a receber o título. Ela costuma escrever poemas para eventos reais especiais, como o casamento do príncipe William e Kate Middleton.

Veja também