Elizabeth II: Saiba quais são os planos para o velório e funeral da Rainha

Ato final da monarca, que morreu na quinta (8), levará vários dias.

A despedida da Rainha Elizabeth II, que morreu na quinta-feira (8) no castelo de Balmoral, na Escócia, terá vários atos e se estenderá pelos próximos dias. Veja abaixo como será o velório e funeral da rainha mais longeva da história da coroa britânica, segundo informações da BBC.

ANDREW MILLIGAN/AFP/ via Getty Images

O caixão da rainha deve chegar no sábado (10) ao Palácio de Buckingham. Há duas opções para o transporte do corpo até a Inglaterra: pelo trem real (Operação Unicorn) ou por avião (Operação Overstudy).

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, e os ministros participam da cerimônia para receber o caixão.

Foto de capa; Matthew Horwood/Getty Images.

Quando o caixão da Rainha chegar a Londres, o corpo será levado do Palácio de Buckingham até o Palácio de Westminster em uma lenta procissão, acompanhada por uma parada militar e por membros da família real.

Reprodução/Google Maps

Acima, o trajeto entre os palácios.

Publicidade

Para a procissão, telões devem ser espalhados ao longo do trajeto de pouco mais de 1 km entre os palácios. O caixão será envolto pelo Estandarte Real e, uma vez no Salão de Westminster, terá em cima a Coroa do Estado Imperial, o orbe e o cetro.

David New/Mirrorpix/Getty Images

Depois que o caixão estiver no salão, uma pequena cerimônia será realizada. Na sequência, o público terá permissão para entrar.

Em 2002, a rainha-mãe foi velada neste mesmo local, como pode ser visto na foto acima.

O velório será no Salão de Westminster, que fica na parte mais antiga do palácio. A cerimônia deve durar quatro dias. A população poderá passar pelo local para se despedir da monarca mais longeva da história do Reino Unido.

Publicidade

O caixão da rainha ficará em um catafalco (uma plataforma elevada). Cada ponta da plataforma terá a guarda de soldados reais.

Pool Photo/Getty Images

O funeral da rainha deve acontecer na Abadia de Westminster em menos de duas semanas. É neste local que ela foi coroada, em 1953, e onde se casou com o príncipe Philip, em 1947. O dia exato ainda será anunciado pelo Palácio de Buckingham.

BEN STANSALL/AFP via Getty Images

O dia do funeral começará com o caixão da rainha sendo levado do Salão de Westminster à Abadia de Westminster por uma carruagem da Marinha Real.

Além de membros da família real, ex-primeiros-ministros do Reino Unido e políticos do alto escalão, chefes de Estado também devem participar da cerimônia.

Publicidade

A cerimônia deve ser celebrada pelo reitor de Westminster, David Hoyle (foto). O sermão deve ser feito pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, pode ser convidada a falar.

Yui Mok/Getty Images

Passado esse momento, o caixão deverá ser levado em uma procissão a pé da abadia até o Arco de Wellington. Depois, seguirá para Windsor em carro fúnebre.

Pool/Samir Hussein/WireImage

Acima, a procissão pela morte do príncipe Philip, em Windsor (2021).

Publicidade

Na capela de St. George, em Windsor, local onde o príncipe Harry e Meghan casaram-se, e onde ocorreu o funeral do falecido marido da rainha, o príncipe Philip, deverrá ocorrer o último ato da cerimônia.

Robert Kitchin - Pool/Getty Images

O caixão com o corpo da Rainha Elizabeth II será colocado na Abóboda Real antes de ser enterrado na capela memorial do rei George VI, localizada dentro da capela de St. George. Lá estão outros membros da família real, como os pais da falecida rainha.

Tim Ockenden /PA Images via Getty Images

Publicidade

Veja também