12 cantoras para quem quer ir além na sofrência do feminejo

Você já conhece Maiara & Maraísa, Simone & Simaria, Marília Mendonça e Naiara Azevedo. Agora é hora de conhecer estas daqui:

Bruna Viola

Difícil achar uma foto de Bruna sem estar assim, juntinha de uma viola, instrumento que ela toca desde os 11 anos. O sobrenome artístico é uma homenagem aos músicos Tião Carreiro e Inezita Barroso, em quem Bruna se inspira para fazer um sertanejo caipira, que fala sobre amor, claro, e a vida no campo.

🎧 Escute: Flor Matogrossense

A música, que tem como nome o apelido de Bruna, é um modão caipira, gostoso de ouvir, inspirado no sertanejo dos anos 50 e 60.

Paula Mattos

Paula Mattos é de Campo Grande (MS) e foi compositora de vários sucessos de duplas como Gusttavo Lima, Luan Santana e Henrique & Juliano antes da carreira solo. Apesar de cantar e compor desde os 12, a carreira só veio em 2015, depois de dois anos como backing vocal da dupla Thaeme & Thiago.

🎧 Escute: Amiga

Nesta música sofrida, Paula Mattos canta compete com Marília Mendonça sobre quem namorou o maior embuste enquanto tomam uma dose de cachaça para afogar as mágoas.

Publicidade

Mariana Fagundes

Sem exageros, Mariana quase morreu três vezes em acidentes (um deles inclui a explosão de uma lancha e uma recuperação que durou mais de ano). Ela sempre menciona esses acidentes em entrevistas e diz que por isso dá muito valor a estar viva e às "pequenas coisas da vida". Vai ver é por isso também que seja dela uma das vozes mais emotivas e intensas dessa lista.

🎧 Escute: É Só Me Chamar

Nem a própria Mariana consegue segurar o choro ao cantar essa música com a Naiara Azevedo. Essa é para dançar com a mão fechada na testa, com cara de sofrimento e dor no coração. Ninguém vai te julgar.

Lauana Prado

Para a nossa sorte, Lauana desistiu de trabalhar como publicitária pouco tempo depois de se formar para se dedicar 100% à música. Ela nasceu em Goiânia, o coração da música sertaneja, e foi apadrinhada por Fernando & Sorocaba depois de passar por três reality shows musicais.

🎧 Escute: Duvido Que Vamos Brigar Novamente

Diferente dos hinos de ódio tão comuns no sertanejo, Lauana faz aqui, em um ensaio acústico, uma reflexão sobre ficar bem com quem você ama. É clichê? Sim. Mas é um clichê bom demais.

Publicidade

Solange Almeida

Solange fez história ao liderar o Aviões do Forró por mais de 14 anos. Saiu em carreira solo em março deste ano, com foco no sertanejo. "Quero que as pessoas enxerguem a Solange cantora, musicista, intérprete, compositora" e não só "roupa cabelo e maquiagem", disse numa entrevista ao G1. Disse ainda que ela precisava "voar sozinha para puxar as outras". Então voa, Solange!

🎧 Escute: Homem É Tudo Igual

Poderia falar que é uma indireta, mas na verdade é uma DIRETAÇA para Chimbinha, ex-marido da Joelma. Ver Solange & Joelma juntas é um encontro tão importante e simbólico que vou até deixar o vídeo aqui, ó:

Publicidade

Rafaela Miranda

Começou a chamar atenção depois que publicou um vídeo caseiro na internet cantando a música "Conta Pra Ela", de própria autoria, que deu teve milhões de visualizações. Rafaela tem uma voz bem grave, cheia de sotaque mineiro, que canta um gostoso sertanejo melódico.

🎧 Escute: Luz Apagada

A voz rouca de Rafaela combina demais com essa música sofrida, que fala de história de um amor que acabou. Se remorso matasse, esse ex dela já teria partido desta para melhor.

May & Karen

Desde os 6 anos de idade as paulistas May & Karen já estavam soltando a voz. Hoje elas moram em Goiânia e, como são fãs de Simone e Simaria, o sertanejo delas tem um pezinho ali no forró. Como a gente sabe, forró deixa tudo melhor.

🎧 Escute: Sinto Muito

O nome da música pode até sugerir um pedido de desculpas, mas não se engane: é uma catarse furiosa apontada para o ex.

Pior que eu sinto uma coisinha por você...
Eu sinto muito por você!
Eu sinto nada ao te ver!
Eu sinto dó, eu sinto pena!
Deus me livre de problema...

Publicidade

Day & Lara

Day é sobrinha de Zezé di Camargo, apesar de fazer questão de não aproveitar o sobrenome famoso. Ela e Lara são responsáveis por muitos sucessos do gênero antes de começarem as apresentações próprias: já compuseram para Lucas Lucco, Wesley Safadão e Gusttavo Lima, entre outros.

🎧 Escute: Lixeiro

Day & Lara sabem muito bem usar humor nas músicas (ao contrário das tentativas toscas da maior parte da ala masculina do sertanejo). A letra dessa música fala sobre alguém que, enquanto chora as pitangas na calçada, vê um caminhão de lixo passando e resolve pedir ao lixeiro para levá-la embora na caçamba. Se identificou? Sei como é.

Júlia & Rafaela

Tomei um susto quando vi que das donas de vozes tão poderosas e afinadas eram gêmeas de apenas 15 anos. Aos 5 anos, Rafaela gostava de cantar “Beijinho doce”, da novela “A Favorita”, em que Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) interpretavam uma dupla sertaneja. A mãe viu, gostou e apoiou as irmãs no caminho da música. Hoje eles têm mais de um milhão e meio de fãs no Facebook.

🎧 Escute: Na Mesma Moeda

Prepara o coração antes de clicar nessa aqui. Alguns falam que é uma música sobre vingança; eu prefiro pensar que é sobre justiça.

Publicidade

Todas as músicas e artistas citadas acima estão nessa listinha que fizemos lá no Spotify:

Veja também:

Uma mulher corrigiu as letras de músicas sertanejas que romantizam o ciúme doentio

Veja também