19 músicas que têm um significado completamente diferente se você prestar atenção nas letras

Você já parou para pensar na tradução dessas músicas famosas?

Aviso: Algumas destas músicas falam sobre dependência química, abuso, estupro, morte e suicídio.

1. Outkast, "Hey Ya":

LaFace Records

O que parece: É a melhor música para dançar, então ninguém pensa na letra.

Sobre o que é, na verdade: A história real está escondida por trás do ritmo cativante. Na verdade, a música toda fala sobre um relacionamento complicado, onde o casal está tentando descobrir se está junto por amor ou por comodidade.

Trecho mais questionável: "So why oh why why oh why are we so in denial, when we know we're not happy here? Y'all don't want to hear me, you just want to dance."
[Então, por que, por que, por que estamos em negação quando sabemos que não estamos felizes aqui? Vocês todos não querem me ouvir, vocês só querem dançar.]

Publicidade

2. TLC, "Waterfalls":

LaFace Records

O que parece: Uma música sentimental sobre o atrativo perigoso de cachoeiras.

Sobre o que é, na verdade: A música fala sobre as consequências mortais do tráfico ilegal de drogas e sobre contrair HIV devido ao sexo sem proteção.

Trecho mais questionável: "One day he goes and take a glimpse in the mirror, but he doesn't recognize his own face. His health is fading and he doesn't know why, three letters took him to his final resting place."
[Um dia ele se olha no espelho, mas não reconhece o próprio rosto. Sua saúde está enfraquecendo e ele não sabe o porquê, três letras o levaram para seu derradeiro local de descanso.]

3. Passion Pit, "Take a Walk":

Columbia Records

O que parece: Uma música alegre que fala sobre um homem que gosta de caminhar. E muito.

Sobre o que é, na verdade: Um homem afundado em dívidas, lutando para criar e manter a "vida perfeita" para sua família.

Trecho mais questionável: "I watch my little children playing board games in the kitchen, and I sit and pray they never feel my strife."
[Vejo meus filhinhos jogando jogos de tabuleiro na cozinha, e sento e rezo para que eles nunca passem pelas minhas dificuldades.]

Publicidade

4. Rihanna, "Love on the Brain":

ABC

O que parece: Uma música de amor onde a mulher quer apenas que seu homem nunca deixe de amá-la.

Sobre o que é, na verdade: Uma história sobre uma mulher que não consegue resistir ao homem que a machuca emocionalmente e fisicamente.

Trecho mais questionável: "It beats me black and blue but it fucks me so good. And I can't get enough."
[Ele me bate e me deixa cheia de hematomas, mas me fode tão bem. E não me canso.]

5. Ben Folds Five, "Brick":

Sony Records

O que parece: Uma música de amor triste sobre a separação de jovens namorados.

Sobre o que é, na verdade: A música conta a história de um jovem e sua namorada fazendo um aborto em segredo, e seus sentimentos subsequentes de culpa e pressão.

Trecho mais questionável: "They call her name at 7:30, I pace around the parking lot. Then I walk down to buy her flowers, and sell some gifts that I got."
[Eles chamam o nome dela às 7h30, eu passeio pelo estacionamento. Depois caminho para comprar flores para ela e vender alguns presentes que ganhei.]

Publicidade

6. The Lumineers, "Ho Hey":

Dualtone Records

O que parece: Uma música de amor perfeita sobre duas pessoas que são perfeitas uma para a outra.

Sobre o que é, na verdade: A música toda fala sobre um homem que está apaixonado por sua ex, só que ela já está com outra pessoa.

Trecho mais questionável: "I belong with you, you belong with me, you're my sweetheart. I don't think you're right for him. Look at what it might have been."
[Eu pertenço a você, você pertence a mim, você é minha amada. Não acho que você seja a pessoa certa para ele. Pense no que poderia ter sido.]

7. The Rolling Stones, "Brown Sugar":

BBC

O que parece: Basicamente, apenas uma história sobre um cara branco curtindo ficar com uma mulher negra.

Sobre o que é, na verdade: Fala sobre jovens escravas africanas sendo estupradas por seus proprietários brancos em Nova Orleans.

Trecho mais questionável: "Hear him whip the women just around midnight, Brown Sugar, how come you taste so good? Brown Sugar, just like a young girl should."
[Ouça-o chicoteando as mulheres por volta da meia noite. Açúcar Mascavo, como é que você tem um gosto tão bom? Açúcar Mascavo, exatamente como uma jovem deveria ser.]

Publicidade

8. Lil Uzi Vert, "XO TOUR Llif3":

O que parece: Uma música animada com a história de uma separação confusa entre namorados.

Sobre o que é, na verdade: É uma história de separação, mas mais confusa do que a maioria. É sobre um homem sendo manipulado para não terminar o relacionamento porque sua namorada vive ameaçando se suicidar. Então, ele busca o Xanax para tentar lidar com toda a dor.

Trecho mais questionável: "She say I'm insane, yeah, I might blow my brain out. Xanny, help the pain, yeah. Please, Xanny, make it go away."
[Ela disse que sou louco, sim, eu poderia explodir meu cérebro. Xanny, alivie a dor, sim. Por favor, Xanny, acabe com isso.]

9. Smashing Pumpkins, "Today":

Virgin Records

O que parece: Um homem cantando sobre o quanto gosta do seu dia.

Sobre o que é, na verdade: É uma música simples sobre amar o dia de hoje porque sua vida não pode piorar. É uma música repleta de insinuações sobre suicídio e automutilação.

Trecho mais questionável: "I wanted more, than life could ever grant me. Bored by the chore, of saving face."
[Eu quis mais do que a vida poderia me dar. De saco cheio de evitar humilhações.]

Publicidade

10. Hailee Steinfeld, "Love Myself":

Republic Records

O que parece: Uma música para se sentir bem sobre se amar do jeito que você é.

Sobre o que é, na verdade: Literalmente, é uma música inteira sobre uma garota se masturbando.

Trecho mais questionável: "I'm gonna touch the pain away, I know how to scream my own name."
[Vou tocar para afastar a dor, sei como gritar meu próprio nome.]

11. Hozier, "Cherry Wine":

Columbia Records

O que parece: Uma música de amor muito doce sobre um homem apaixonado por sua namorada.

Sobre o que é, na verdade: Na verdade, é a história de uma pessoa sofrendo abuso físico em um relacionamento em nome do amor.

Trecho mais questionável: "The way she tells me I'm hers and she's mine, open hand or closed fist would be fine. The blood is red and sweet as cherry wine."
[A maneira como ela diz que sou dela e ela é minha, tanto faz a mão aberta ou o punho fechado. O sangue é vermelho e doce como vinho de cereja.]

Publicidade

12. Aqua, "Barbie Girl":

Universal Music

O que parece: Literalmente, apenas uma música inocente sobre bonecas Barbie.

Sobre o que é, na verdade: A música fala sobre mulheres sendo usadas como objetos sexuais para atender aos desejos dos homens.

Trecho mais questionável: "Make me walk, make me talk, do whatever you please. I can act like a star, I can beg on my knees."
[Faça-me andar, faça-me falar, faça o que quiser. Posso agir como uma estrela, posso implorar de joelhos.]

13. Of Monsters and Men, "Little Talks":

Republic Records

O que parece: Uma daquelas músicas felizes e cativantes com letras que parecem ter sido montadas sem sentido.

Sobre o que é, na verdade: Uma mulher se perdendo lentamente para a doença mental e para a tristeza após a morte de seu parceiro.

Trecho mais questionável: "You're gone, gone, gone away, I watched you disappear. All that's left is a ghost of you. Now we're torn, torn, torn apart, there's nothing we can do. Just let me go, we'll meet again soon."
[Você foi, foi, foi embora, eu vi você desaparecer. Tudo o que sobrou é um fantasma seu. Agora estamos destruídos, destruídos, destruídos, não há nada que possamos fazer. Apenas deixe-me ir, logo nos encontraremos.]

Publicidade

14. Billie Holiday, "Strange Fruit":

O que parece: Uma música assombrosa sobre a anatomia e a atividade das árvores. E também a parte principal de "Blood on the Leaves", de Kanye West.

Sobre o que é, na verdade: O racismo e os linchamento de negros, principalmente no sul dos EUA.

Trecho mais questionável: "Black bodies swinging in the Southern breeze, strange fruit hanging from the poplar trees."
[Corpos negros balançando na brisa do sul, frutas estranhas penduradas nos álamos.]

15. Foster the People, "Pumped Up Kicks":

Columbia Records

O que parece: Uma música dançante com a batida tão boa que você meio que acabou bloqueando mentalmente a letra.

Sobre o que é, na verdade: É o monólogo interno de uma criança problemática planejando uma vingança sangrenta e violenta contra seus colegas.

Trecho mais questionável: "Yeah found a six-shooter gun, in his dad's closet hidden in a box of fun things. I don't even know what, but he's coming for you, yeah he's coming for you."
[É, ele encontrou um revólver no armário do seu pai, escondido em uma caixa de coisas legais. Não sei nem como, mas ele virá atrás de você, é, ele virá atrás de você.]

Publicidade

16. Ed Sheeran, "The A Team":

Warner

O que parece: Um homem cantando sobre todas as coisas que ama em sua namorada.

Sobre o que é, na verdade: A música, na verdade, detalha a vida de uma prostituta viciada em crack.

Trecho mais questionável: "And go mad for a couple grams, and she don't want to go outside tonight. And in a pipe she flies to the Motherland, or sells love to another man."
[E enlouquece por alguns gramas, e ela não quer sair hoje à noite. E em um cachimbo ela voa para a terra natal, ou vende amor para outro homem.]

17. Nirvana, "Polly":

O que parece: Uma música sobre um papagaio.

Sobre o que é, na verdade: A relação entre um estuprador e uma garota, a qual está sendo mantida em cativeiro, abusada e estuprada. E, na verdade, ela é baseada em fatos reais.

Trecho mais questionável: "Polly wants a cracker, maybe she would like more food. She asked me to untie her, a chase would be nice for a few."
[Polly quer um biscoito, talvez ela queira comer mais. Ela pediu que eu a soltasse, uma perseguição seria legal pra variar.]

Publicidade

18. Sia, "Chandelier":

RCA Records

O que parece: A batida da música, o videoclipe e as mudanças nos estilos de canto realmente tiram o foco da letra.

Sobre o que é, na verdade: A música detalha como uma garota aparentemente feliz usa álcool e drogas para lidar com sua depressão e suprimir seus medos.

Trecho mais questionável: "Help me, I'm holding on for dear life. Won't look down, won't open my eyes. Keep my glass full until morning light, cause I'm just holding on for tonight."
[Socorro, estou aguentando firme pela vida. Não olharei para baixo, não abrirei os olhos. Mantenho meu copo cheio até amanhecer, porque estou aguentando firme hoje à noite.]

19. Los del Rio, "Macarena":

RCA Records

O que parece: Foi o maior sucesso dançante em todas as festinhas da escola e todo mundo cantava o refrão em coro.

Sobre o que é, na verdade: O namorado de uma garota chamada Macarena sai da cidade e ela o trai com os dois amigos bonitinhos dele.

Trecho mais questionável: "Now come on, what was I supposed to do? He was out of town and his two friends were so fine. Dale a tu cuerpo alegria Macarena, que tu cuerpo es pa' darle alegria cosa buena."
[Agora, sério, o que eu deveria fazer? Ele estava fora da cidade e seus dois amigos eram tão bons. Dê alegria ao seu corpo Macarena, pois seu corpo é para trazer felicidade e coisa boa.]

Publicidade

Esta publicação foi inspirada neste tópico do Reddit.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também