A gente te explica o que é o "Eurovision", a maior competição de música do mundo

12 pontos para o BuzzFeed!

Criado em 1956 pela União Europeia de Radiodifusão (UER), o "Eurovision" é uma competição de, principalmente, países europeus. Cada país vota nos participantes através de juri especializado e voto popular - e só não podem dar notas a si mesmos.

Reprodução

Curiosidade: uma das ideias da criação do festival era testar os limites tecnológicos da televisão na época.

Publicidade

Todo ano cerca de 40 competidores de diferentes nacionalidades vão para o país sede, que é sempre a casa do vencedor do ano anterior, e lá disputam duas semi-finais e uma final, geralmente no segundo sábado de maio.

Reprodução

Antigamente a competição era restrita somente a países europeus filiados a EBU. Hoje, qualquer país que faça parte dessa comissão está apta a entrar na jogada. Por exemplo, Israel, Turquia e Austrália são participantes recorrentes. O Brasil pode fazer parte, desde que seja convidado, pois a TV Cultura é um dos membros da EBU.

Reprodução

Publicidade

A inscrição para estar no evento tem algumas regras. O artista precisa apresentar uma música de no máximo 3 minutos, e a canção precisa ser original, não pode conter trechos de músicas já existentes e deve ser cantada em sua língua nativa ou em inglês.

Mas para chegar à final, os países precisam inscrever seus artistas, passar pelas semi-finais e alcançar uma boa pontuação. Um grupo de cinco países têm sua presença cravada na final: Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e França. Eles ajudam financeiramente a EBU e têm essa vantagem.

Publicidade

Essa "ajudinha" não significa que eles possuem mais chances, ao contrário! Nos últimos 20 anos, apenas Itália e Alemanha saíram vitoriosos. Em 2021, Reino Unido, Alemanha e Espanha não receberam nenhum voto do público e ficaram nos últimos lugares.

Não existe fórmula para a vitória. Já teve drag queen vencedora, música cantada em português, música que falou sobre a deportação dos tártaros de Crimeia, e pops dançantes e heavy metal já foram campeões.

Reprodução

Publicidade

Aliás, o processo de anúncio dos votos é um show à parte e deixa muita gente tensa. A disputa é bastante acirrada e a metodologia usada dá mais adrenalina na hora de descobrir quem foi o campeão. Veja este vídeo de 2021, que sagrou Maneskin - sim, a banda que viralizou no TikTok - como os vencedores daquele ano:

Veja também