6 vezes em que a mitologia nórdica invadiu a cultura pop

"Pelo Olho de Odin".

1. "Vikings" (série):

Divulgação/Netflix

Uma das séries mais populares disponíveis na Netflix, "Vikings" conta a história de Ragnar Lodbrok, um líder viking lendário que possui contos escritos séculos atrás. Ao longo de seis temporadas, o programa narra a saga do guerreiro para dominar diversos territórios europeus.

2. "God of War" (games):

Divulgação/Playstation

Em 2018, Kratos deixou a Grécia de lado e se refugiu em Midgar, um dos nove reinos da mitologia nórdica. Lá ele formou uma nova família com Faye e seu filho, Atreus, mas a paz não durou por muito tempo. Logo no início da campanha, um homem misterioso chamado Baldur chega à sua porta repleto de questionamentos sobre a origem do protagonista. Assim, tem início uma jornada intensa e uma verdadeira guerra contra os deuses Aesir.

Para os fãs do jogo que estão ansiosos pelo final dessa história, a sequência "God of War Ragnarök" chega no dia 9 de novembro com exclusividade para PS4 e PS5.

Publicidade

3. "Ragnarok" (série):

Divulgação/Netflix

Com a proposta de trazer a mitologia nórdica para os dias de hoje, a série norueguesa (Netflix) apresenta jovens protagonistas que se tornam versões atuais de figuras mitológicas como Odin, Thor e Loki. Além de enfrentar gigantes e questões inerentes a um adolescente, os personagens de "Ragnarok" também precisam lidar com problemas fundamentais dos nossos tempos, como as mudanças climáticas.

4. "Thor" (quadrinhos e filmes):

Reprodução/Marvel

Uma das figuras mais populares da mitologia nórdica, Thor é interpretado no Universo Cinematográfico da Marvel por Chris Hemsworth e, nos cinemas, já conta com quatro filmes, sendo que o último é inspirado nos quadrinhos da "Poderosa Thor".

Falando em quadrinhos, o personagem estreou em 1962, na edição 83 de Journey Into Mystery.

Publicidade

5. "Os Cavaleiros do Zodíaco: saga Asgard" (anime):

Reprodução

Inexistente nos mangás, a "Saga de Asgard" no anime "Os Cavaleiros dos Zodíaco" foi uma excelente adição à história. A temporada foi criada para dar tempo de Masami Kurumada, autor dos quadrinhos, finalizar a saga de "Poseidon", que viria logo em seguida. Na trama, Hilda de Polaris é a representante de Odin na Terra, mas ao ser manipulada pelo deus grego acaba entrando em conflito com Athena e seus guerreiros. Diversos personagens dos contos originais aparecem na história, como Freya, Thor e Siegfried.

6. "Deuses Americanos" (série):

Divulgação/Amazon Prime Video

Baseado no romance homônimo de Neil Gaiman, a obra narra um conflito entre deuses antigos e atuais. Adaptado pelo canal americano Starz e distribuída no Brasil pelo Prime Video, a série teve três temporadas bastante elogiadas pela crítica.

Aqui, a premissa é que deuses e seres mitológicos existem, pois as pessoas acreditam neles, mas com a modernidade esses deuses precisaram se adaptar para não caírem no esquecimento. A tecnologia também contribuiu para o surgimento de novos deuses, que entram em guerra com os antigos.

Publicidade

Veja também