Uma mulher viralizou ao compartilhar que foi rejeitada por 357 empresas, e é impossível não se identificar com o que ela passou

"Todo mundo está passando por um momento difícil agora, tentando encontrar um emprego na pandemia e se restabelecer."

Apesar de haver muitas placas de 'estamos contratando' pelas ruas, em geral, essas vagas não são exatamente desejáveis. Em um estudo conduzido pelo FlexJobs, um site dedicado ao trabalho flexível e remoto, cerca de 48% das pessoas entrevistadas disseram estar frustradas com o mercado atual, pois está difícil encontrar trabalhos na área em que atuam. Da mesma forma, 46% disseram que as vagas listadas oferecem salários baixos.

placa em empresa
placa em empresa

"Estamos contratando"

Mario Tama / Getty Images

Para pessoas que se formaram ou fizeram uma mudança de carreira recentemente, encontrar uma vaga pode ser ainda mais desafiador: sobretudo durante a pandemia. "Todo mundo está passando por um momento difícil agora, tentando encontrar um emprego na pandemia e se restabelecer", Sophia Cheong, 25 anos, afirmou ao BuzzFeed.

pessoa lendo um currículo em um ipad, tomando café
pessoa lendo um currículo em um ipad, tomando café

"Currículo"

Ilkercelik / Getty Images

Publicidade

Sophia se enquadra em duas categorias que fazem a busca pelo emprego parecer quase impossível: ela se formou em 2018 em administração, mas descobriu uma paixão por tecnologia no início de 2021, iniciou uma jornada para se tornar engenheira de software e começou a explorar o novo mercado em abril.

Sophia Cheong / Via LinkedIn

"Conseguir um emprego é difícil demais, principalmente se você não tiver experiência, pois todos estão tentando se reestabelecer e sempre existe alguém melhor disponível por aí", refletiu Sophia, que está há seis meses na busca.

botão de "Busca" ilustrado
botão de "Busca" ilustrado

"Busca"

Filo / Getty Images

Publicidade

Para facilitar o processo, Sophia voltou a morar com os pais e, embora isso tenha ajudado a aliviar a pressão financeira, a dificuldade psicológica continua. "A busca por um emprego foi muito desgastante para mim. Procurar vagas e fazer entrevistas é um trabalho integral. Ser rejeitada em todo lugar também não é a melhor sensação do mundo, e existe o desejo de que alguém aposte em você e te ajude a dar o primeiro passo, mas isso é cansativo, pois raramente acontece".

Sophia smiling
Sophia smiling

Sophia Cheong

"Ser rejeitada, passar por várias entrevistas e conversas que acabam com 'estamos procurando alguém com mais experiência' foi um furacão mentalmente exaustivo, mas a jornada valeu a pena".

"Me dá um emprego?"

Malte Mueller / Getty Images/fStop

Publicidade

Depois de ser rejeitada 357 vezes, fazer 40 entrevistas e considerar duas vagas, Sophia finalmente conseguiu uma vaga como desenvolvedora full stack.

LinkedIn: Sophia Cheong / Via linkedin.com

"Depois de 357 rejeições, 40 entrevistas e 2 ofertas de emprego... ESSA GAROTA FINALMENTE ESTÁ EMPREGADA!!!"

O post dela no LinkedIn detalhando os obstáculos que passou para ser contratada logo viralizou e, infelizmente, muitas pessoas comentaram afirmando que se identificavam com a luta. Dentre as mensagens de parabéns, apareceram muitas histórias parecidas com a de Sophia.

One person said "I'm at 400 rejections and zero interviews. Either I'm doing something wrong or the job search systems we have in place are highly inefficient"
One person said "I'm at 400 rejections and zero interviews. Either I'm doing something wrong or the job search systems we have in place are highly inefficient"

LinkedIn: Sophia Cheong / Via linkedin.com

"Estou com 400 rejeições e não fiz nenhuma entrevista. Ou estou fazendo algo errado ou o sistema de busca de emprego que usamos é muito ineficiente."

Publicidade

Depois de enfrentar tudo isso, Sophia passou a compreender o que os empregadores estão buscando, principalmente com as mudanças na cultura de trabalho, com o crescimento da vida remota, vantagens que aumentam a competição.

A drawing of an office desk and computer
A drawing of an office desk and computer

Diane555 / Getty Images

"Postei [sobre minhas rejeições] para que meus companheiros que passaram pela mesma experiência não perdessem as esperanças", ela afirmou. "O que me ajudou neste processo foi o seguinte conselho: 'Esta será a busca por emprego mais difícil, pois, depois que você dá o primeiro passo, as coisas ficam muito mais fáceis'. É só a primeira vez!".

Sophia posing for a photo near Times Square
Sophia posing for a photo near Times Square

Sophia Cheong

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também