Todo mundo tem um guarda-roupa de ficar em casa e você está incluído nessa

Você tem aquela velha camiseta. Todos nós temos.

Talvez você não tivesse a intenção de ter, mas você tem um guarda-roupa de ficar em casa.

Alida Barden / BuzzFeed

Você sabe do que estou falando. É aquela coleção de roupas que você usa pra ficar em casa e fazer coisas como cozinhar, limpar, ficar de boa, geralmente sem ninguém por perto. Tecnicamente, não são pijamas, mas isso não significa que você não os usaria para dormir. Esses itens não foram se acumulando num processo consciente, mas sempre por acaso e por acidente. Aqui vai um gostinho das estrelas da sua coleção cuidadosamente curada de roupas pra ficar em casa:

1. Aquela velha camiseta.

Alida Barden / BuzzFeed

Ela é tão surrada que a esta altura já está até um pouco transparente. Ela provavelmente tem o logotipo de uma corrida que você participou contra sua vontade lá em 2006. A gola está tão esgarçada que quase se parece um modelo canoa. Na real, você fica meio impressionado por uma camiseta ter durado tanto tempo!

Quando essa camiseta surgiu, você pensou: "Essa aqui eu vou usar pra dormir". O dormir, se transformou naquele momento relax, aquela faxina, e até em: "vou tirar a roupa de trabalho e usar minha velha camiseta nas próximas 12 horas". Normalmente combinada com aquela calça esportiva que você nunca usou para treinar (vamos falar mais sobre ela depois), a velha camiseta é a peça central de seu guarda-roupa de ficar em casa. Ela sobreviveu a inúmeras limpas de armário, respingos de pasta de dentes e a todas as temporadas de "Breaking Bad".

Sua camiseta provavelmente tem um furinho que, por mais que você tente ignorar, é um lembrete que um dia sua camiseta irá morrer, bem, e você também.

Publicidade

2. A calça de moletom "confortável demais para ser verdade".

Alida Barden / BuzzFeed

Como a maioria das calças de moletom, você não sabe exatamente como e quando a adquiriu; ela basicamente apareceu no no seu guarda-roupa e acomoda seu traseiro perfeitamente e envolve suas pernas enquanto você se une ao sofá. Ela não só é versátil — use-a para lavar roupa! use-a apenas com um top! use-a sem absolutamente nada— Mas convenientemente tem aquelas cordinhas que podem te manter entretido por horas enquanto você faz uma ligação longa ou espera alguma comida ficar pronta.

3. A roupa sem forma.

Alida Barden / BuzzFeed

Qualquer item de um guarda-roupa de ficar em casa deve ser confortável e não te fazer muitas perguntas, mas nenhum deles se encaixa melhor nessa descrição que o vestido — embora a blusa de moletom e a de flanela também mereçam esse status, caso você não use ou não tenha vestidos. Você o coloca quando que quer se sentir totalmente confortável e ele te faz se sentir um pouco mais estilosa que a velha camiseta ou a calça de moletom.

A principal característica de um vestido de ficar em casa é que ele nem sempre foi usado só em casa. Assim como sua mãe, ele já teve uma outra vida antes de se tornar parte da sua. Teve uma época em que você o usava em público — ele era aquela roupa do estilo "não tenho forças para escolher alguma coisa, então vou vestir isso aqui e pronto" —, mas agora ele é oficialmente uma roupa de ficar em casa. A cor pode ter desbotado, e o estilo pode estar um pouco ultrapassado em relação ao das araras das lojas, mas, em casa, "tempo" e "tendências" são apenas palavras ao vento. O vestido de ficar em casa é dono é imune às tendências e às críticas e, como você já deve saber, às manchas! Um bom vestido de ficar em casa não está nem aí, ele está de braços abertos para se adaptar ao novo lugar que ele tem em sua vida.

Publicidade

4. O top e/ou a regata folgadões.

Alida Barden / BuzzFeed

Em dias quentes, não há nada melhor que como usar um top no conforto de sua casa. Normalmente, o top de ficar em casa é folgado o suficiente para ser inútil para qualquer coisa além de tarefas domésticas. O suporte que ele fornece hoje em dia não é lá grandes coisas. Você o usa porque ele é confortável e o mais perto que uma roupa pode ficar da sensação de não usar nada.

Se você não usa tops, você com certeza tem aquela camiseta regata folgada e arejada que é basicamente como não usar nada. Que delícia!

5. A calça esportiva que você não usa para treinar.

Alida Barden / BuzzFeed

Ela existe por um objetivo totalmente diferente do da calça de moletom. Não importa se é uma calça de ioga, um short de basquete; as calças esportivas são de uma classe totalmente diferente da calça de moletom. Com a calça de moletom você atinge o conforto extremo, mas a calça esportiva é coisa séria. Embora você raramente se exercite com essa calça, você sempre está fazendo alguma atividade ao usá-la. Aspirar o carpete não é a mesma coisa sem ela e, mais de uma vez, você já fez faxina com ela. Ao contrário da maior parte do guarda-roupa de usar em casa, você às vezes você sai de casa usando sua calça esportiva. Em parte, porque ela passa a impressão de que você é uma pessoa tão ativa que não suporta a ideia de não usar essa calça, mas também porque ela geralmente não é barata. Na maioria das vezes, você a compra pensando: 'eu estou gastando tanto dinheiro com ela que isso vai ter que me obrigar a ir à academia'... Mas, ela acaba sendo usada principalmente em casa. E tudo bem! Quando a veste, você automaticamente fica mais produtivo e isso já vale todos os reais que você pagou por ela.

Publicidade

6. As meias grossas.

Alida Barden / BuzzFeed

As pantufas são (obviamente) feitas para ficar em casa, mas meias nem sempre são. Mas está é uma classe totalmente diferente de meias. Elas são daquele tipo tão grosso e quentinho que é impossível usá-las com os sapatos que você têm. Você provavelmente as ganhou da sua mãe, e pode ser que, de início, você tenha nem tenha dado a elas seu devido valor, mas hoje você não consegue imaginar sua vida sem elas. É possível que elas já estejam todas esgarçadas e puídas nas solas. Mas você as ama tanto porque estar com elas é encontrar algum conforto, por mais difícil que isso seja.

Veja também:

14 truques para saber se a roupa é boa e durável ou apenas uma peça barata

Precisamos falar sobre bolsos falsos em roupas femininas

As 21 coisas mais emputecedoras que acontecem quando você compra roupa feminina

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Juliana Kataoka.

Veja também