Segui 11 dicas da internet para economizar meu rico dinheirinho

Por um mês, recebi todos os conselhos que a Internet me deu quando pesquisei sobre como ficar rico.

Olá, meu nome é Gyan e sou péssima quando se trata de gerenciar o meu dinheiro.

Gyan Yankovich

Eu sou o tipo de pessoa que reclama por não ter dinheiro para jantar fora, mas gasto numa taça de vinho no bar do lado do trabalho. Eu gastei muito dinheiro em camisetas de gatinhos de preços inflacionados (ver acima). E, em todo dia de pagamento, eu prometo a mim mesma que esse será o mês em que gerenciarei meu dinheiro devidamente.

Há trinta dias, eu decidi dar um basta. Prometi a mim mesma que, no próximo mês, eu seguiria todas as dicas da internet sobre como economizar — e potencialmente ganhar — o máximo de dinheiro que puder. Veja como tudo aconteceu:

Lucky336 / Getty Images

Publicidade

1. Tomar seu café em casa em vez de pagar por ele numa cafeteria.

Gyan Yankovich

Esse é o truque mais velho do mundo e café é uma coisa que eu sei fazer, então esse foi fácil. Ser uma pessoa louca por café e me condicionar a NUNCA tomá-lo fora de casa me economizou 20 dólares por semana.

2. Quando possível, usar dinheiro em vez de cartão.

Gyan Yankovich

Como uma ex-viciada em parcelar coisas no cartão de crédito, esse truque mudou minha vida. No começo do mês, eu dividi o conteúdo da minha carteira em dois. Deixei meu dinheiro em uma bolsa, junto com meu cartão do plano de saúde, minha identidade e a carteirinha de estudante. E deixei os cartões de crédito e débito em uma outra carteira. A divisão tornou o acesso aos cartões algo que eu tinha que pensar antes de fazer.

No começo de cada semana, eu sacava o dinheiro que tinha separado para gastar. Como um experimento, eu tentei sacar a metade do que gastava normalmente toda semana. Operar com dinheiro me deixou muito mais consciente do fato de que eu estava jogando meu dinheiro fora. Eu consegui obedecer esse orçamento pelo mês inteiro. Ótimo.

Publicidade

3. Juntar todos os seus trocados em um pote.

Gyan Yankovich, Gyan Yankovich

Minha versão desse truque envolveu esvaziar todas as moedas da minha bolsa para colocá-las nesse pote toda manhã quando eu ia trabalhar. No primeiro dia do meu desafio, eu juntei 35 centavos. No fim do mês, eu tinha $ 31,90. É um dinheiro que eu perderia ou desperdiçaria com besteiras.

4. Responder a pesquisas on-line para ganhar um dinheiro extra.

Mykyta Dolmatov / Getty Images

Essa dica não funcionou, infelizmente. Depois de um mês respondendo a pesquisas online enquanto almoçava na minha mesa, eu acabei com um total de 16 dólares na minha conta. O saque mínimo no site em que me inscrevi era de 20 dólares, então o meu esforço não valeu nada. Nem perca seu tempo.

Publicidade

5. Participar do máximo de promoções que puder.

Gyan Yankovich / Via Snapchat, Gyan Yankovich / Via Snapchat

Cara, eu levei esse conselho a sério. Durante um mês, eu participei de toda promoção que eu via. Eu tentei ganhar 1 milhão de dólares, um carro, travesseiros novos, roupas de academia, uma bicicleta, um relógio e todas aquelas viagens que nem consigo listar. E não ganhei nada. Tudo que tenho agora é um monte de spam no e-mail. Não vale a pena.

6. Experimentar ter dias de "zero gasto".

Mrgao / Getty Images

Eu adorei essa dica. Em algumas manhãs, meu namorado e eu prometemos um ao outro experimentar ter um dia "zero gasto". Isso significou embrulhar o almoço e levá-lo pro trabalho, jantar coisas que tínhamos na geladeira e evitar transporte público. Conseguimos ter dois ou três dias assim na semana! Era sempre satisfatório quando nós dois conseguíamos ficar sem gastar nada no fim do dia.

Publicidade

7. Cozinhar tudo de uma vez e planejar as refeições.

Caymia / Getty Images

Eu não sou uma cozinheira de Instagram, então a minha versão desse conselho de economia foi cozinhar uma refeição grande no domingo e comê-la quando eu estivesse em casa durante a semana. O importante é investir em comida que fica fresca por mais tempo, então o curry, as sopas e os pratos de lentilha duravam a maior parte da semana, preenchendo as lacunas entre as noites em que eu comia fora.

8. Inscrever-se em programas de fidelidade.

Gyan Yankovich

Uma das primeiras coisas que eu fiz no começo desse desafio foi dar uma conferida nos programas de fidelidade em que eu REALMENTE já estava inscrita. Tinha cartão com o meu endereço antigo. Cartão que não estava corretamente ativado. E muito cartão que eu achava que tinha, mas não tinha. No fim do mês, eu ganhei pontos o suficiente para descontar 10 dólares na minha próxima compra.

Publicidade

9. Fazer trabalhos extras para ganhar um dinheiro.

Airtasker, Airtasker

Eu me inscrevi em apps e sites colaborativos e acabei completando dois trabalhos: o primeiro foi revisar a gramática de uma senhora no Etsy, e o segundo foi baixar e avaliar um novo app. No total, eu ganhei 25 dólares. Para falar a verdade, eu provavelmente poderia ter ganhado muito mais se começasse a fazer Uber ou entrega pelo Rappi, mas eu não tinha pique depois do expediente.

10. Vender as roupas que você não usa mais.

Gyan Yankovich, Gyan Yankovich

Isso é uma coisa que eu já fiz e recomendo. O meu erro nesse mês foi tirar fotos toscas e deixar meus preços muito altos. Que amadora que eu fui! E, no fim, eu abaixei os preços demais e acabei vendendo um top novinho por 2 dólares.

Publicidade

11. Acompanhar quem te deve dinheiro.

Splitwise, Splitwise

Se você divide apartamento com alguém, ou costuma dividir a conta com amigos no bar, é legal ter um app de pagamento gratuito tipo o PicPay. Ali, todos podem inserir coisas pelas quais pagaram. Daí você não precisa esperar ver aquela pessoa de novo para cobrar a conta.

Meu namorado e eu temos despesas aleatórias, como comida e táxi, então foi muito útil para tirar esse saldo.

Lucky336 / Getty Images

Usar dinheiro em vez de cartão realmente ajuda você a acompanhar seus gastos. Economizar suas moedas também é muito útil.

Promoções e questionários on-line não são uma forma viável de ganhar dinheiro. Pelo menos não rolou pra mim.

Tornar-se um ~consumidor consciente~ é a coisa mais importante. Usar cartões de fidelidade, cozinhar em quantidade e cortar custos com bobagem são coisas fáceis e úteis.

No fim de tudo, eu economizei 230 dólares e ganhei 81 dólares com as coisas que eu fiz. Quando você treina para perceber aonde o seu dinheiro vai, fica muito mais fácil segurá-lo.

Publicidade

Veja também:

9 dicas práticas da minha terapeuta que eu realmente uso todos os dias

Três terapeutas explicam como a terapia funciona

Os melhores conselhos que pessoas já receberam na terapia

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Victor Nascimento.

Veja também