Relembre as aventuras de Pelé na cultura pop

Ídolo chegou a protagonizar uma novela na TV Excelsior.

Ícone maior do futebol mundial, Pelé morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo. Ao longo de seus 82 anos, não foi apenas no esporte que Edson Arantes do Nascimento deixou sua marca.

Reprodução/Instagram

Relembre abaixo as incursões de Pelé pela cultura pop:

Cinema: ao longo da vida, Pelé fez mais de 10 filmes. O mais marcante deles foi "Fuga para a Vitória", de 1982, em que o Rei do Futebol contracenou com ninguém menos do que Sylvester Stallone e Michael Caine.

Reprodução

Publicidade

Pelé teve um namoro que marcou muito o final dos anos 80. Ele e Xuxa ficaram juntos por seis anos, que combinaram com o início da carreira da apresentadora. Apesar de dizer que o ex-jogador foi sua primeira paixão, a loira já disse em várias entrevistas que o relacionamento não foi fácil, pois, ele era bem mulherengo.

Na única passagem da Rainha Elizabeth II pelo Brasil, Pelé recebeu um troféu das mãos da monarca. O feito aconteceu numa partida entre seleções dos Estados de Rio e de São Paulo, em que a equipe paulista saiu vencedora.

Publicidade

Na Copa dos Estados Unidos, em 1994, Pelé foi um dos comentaristas da TV Globo. Pode-se dizer que ele foi um dos primeiros memes da história em sua comemoração da conquista do quarto título da seleção brasileira.

Em 1998, o Ministério da Educação o escalou para ser o rosto de uma campanha que até hoje é hit. A propaganda gira era em torno da alfabetização infantil, intitulada "ABC com Pelé". Ele soltou a voz num jingle que gruda mais que chiclete.

Publicidade

Na televisão atuou num dos episódios mais memoráveis da "Família Trapo", humorístico exibido pela TV Record, em 1967. Bronco, interpretado por Golias, desafiava o então jogador a uma partida de futebol bem divertida.

A cena chegou a ser repetida 37 anos depois no "Programa do Ratinho" e não faltaram lágrimas.

Publicidade

Já nas novelas fez parte do elenco de "Os Estranhos", de Ivani Ribeiro, em 1969. Ele deu vida a Plínio Pompeu, um escritor que um dia se confronta com seres extraterrestres. A trama durou poucos meses na extinta Excelsior e não obteve tanta repercussão.

Veja também