Quem são as vozes femininas nas transmissões da Copa do Mundo do Catar?

Só tem craque!

Na última quarta-feira (23), pela primeira vez na história das transmissões de futebol, um gol de Copa do Mundo foi narrado por uma mulher, e ela é brasileira!

Na lista abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as mulheres que estão brilhando na Copa do Mundo do Catar.

Renata Silveira (narradora).

Reprodução/Instagram

A profissional é formada em educação física na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em jornalismo esportivo, também tem um curso da Rádio Globo, onde venceu o concurso “Garota da Voz”, em 2014, ponto de partida para sua carreira como narradora.

Na última quarta, tornou-se a primeira mulher a narrar um gol em Copa do Mundo, na partida entre Alemanha e Japão. Um dia antes, ela foi a primeira mulher a narrar uma partida do Mundial (Dinamarca x Tunísia) em canal de TV aberta no Brasil. 

Publicidade

Ana Thaís Matos (comentarista).

Antes de se tornar comentarista de Copa do Mundo, a jornalista paulistana trabalhou nas rádios Globo e CBN, além de ter feito estágio no jornal esportivo Lance! e no BandSports.

Estreou como comentarista em 2019, no SporTv, em uma partida entre Ituano x Novorizontino, pelo Campeonato Paulista. No mesmo ano, tornou-se a primeira comentarista feminina da TV Globo, na partida entre Brasil x Jamaica, na Copa do Mundo feminina.

Natália Lara (narradora).

Reprodução/Instagram

A narradora é formada em Rádio e TV, e foi durante uma aula na faculdade, em 2014, que Natália narrou um jogo de futebol pela primeira vez. Agora, ela é a primeira mulher a narrar jogos de Copa do Mundo no canal por assinatura SporTv.

Tem passagens pelos canais Fox Sports, TV Cultura e ESPN, onde foi a primeira mulher a narrar um jogo da NBA no Brasil.

Publicidade

Renata Mendonça (comentarista).

Reprodução/Instagram

Além de comentarista, Renata é jornalista, colunista da Folha de S. Paulo e cofundadora do Dibradoras, plataforma sobre mulheres no esporte. Ela tem passagens pela ESPN e BBC, onde participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Janette Arcanjo (comentarista de arbitragem).

Reprodução

Formada em Letras - Português e Espanhol, é ex-bandeirinha da Federação Mineira de Futebol. Janette foi árbitra assistente na Copa do Mundo Feminina do Canadá, em 2015. Começou a carreira na arbitragem nos anos 2000.

Publicidade

Fernanda Colombo (comentarista de arbitragem).

Globo/Juliana Coutinho

Formada em educação física e pós-graduada em jornalismo esportivo, a hoje comentarista foi árbitra de futebol por oito anos. Neste tempo, ela sentiu de perto o machismo contra as mulheres no futebol.

Formiga (comentarista).

Reprodução/Instagram

Depois de 25 anos atuando como jogadora da seleção feminina de futebol e sete Copas do Mundo no currículo, Formiga se aposentou dos jogos com a camisa amarelinha em 2021, mas atua ainda como volante do São Paulo.

Como comentarista, ela já participou da Copa América Feminina em julho, no SporTv, e de amistosos da seleção feminina na TV Globo.

Publicidade

QUIZ: Você sabe qual seleção venceu cada Copa do Mundo até aqui?

QUIZ: Escalamos os musos da Copa no Catar, e chegou a hora de você escolher o campeão

Publicidade

QUIZ: Qual país da Copa do Mundo do Catar é você?

Veja também