11 produções imperdíveis com protagonismo negro disponíveis no streaming

Filmes e séries da mais alta qualidade para o final de semana da Consciência Negra.

Esta segunda-feira (20) é Dia da Consciência Negra, e fizemos uma lista com produções disponíveis nas plataformas de streaming que trazem o protagonismo preto para as telas.

1. "Pantera Negra" + "Wakanda para Sempre" (Disney+).

Não tem como falar em representatividade no cinema na atualidade e não citar "Pantera Negra". O filme segue T'Challa (Chadwick Boseman) que, após a morte de seu pai, volta para casa numa isolada e tecnologicamente avançada nação africana para assumir seu lugar como rei, mas um antigo inimigo reaparece. A sequência, "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", traz como nova ameaça um povo que vive embaixo d’água, e a necessidade de alguém herdar o manto do Pantera Negra.

2. "Bel-Air" (Star+).

Com produção executiva de Will Smith, a série recria nos tempos atuais a icônica comédia dos anos 90. A primeira temporada de "Bel-Air" mostra uma nova e dramática visão da jornada de mudança de vida de Will (Jabari Banks), das ruas do oeste da Filadélfia às mansões de Bel-Air.

3. "Soul" (Disney+).

Filme vencedor do Oscar de Melhor Animação (2021), "Soul" acompanha a jornada de Joe Gardner, um professor de música que recebe a chance de tocar na melhor casa de jazz da cidade. Mas um pequeno passo em falso o leva das ruas de Nova York para o pré-vida, um lugar fantástico onde novas almas obtêm suas personalidades, peculiaridades e interesses antes de irem para a Terra.

4. "A Fera do Mar" (Netflix).

Uma menina entra escondida no navio de um grande caçador de monstros marinhos. Juntos, eles iniciam uma jornada épica por águas desconhecidas.

5. "Abbott Elementary" (Star+).

Divulgação/ABC

Essa comédia de apenas uma temporada disponível, mas uma segunda já confirmada, acompanha um grupo de professores dedicados e apaixonados, e uma diretora insensível, navegando pelo sistema de escolas públicas da Filadélfia.

6. "A Voz Suprema do Blues" (Netflix).

Na Chicago de 1927, o clima fica tenso quando a pioneira Mãe do Blues se reúne com sua banda em um estúdio de gravação. No Oscar de 2021, o filma ganhou duas estatuetas.

7. "Pose" (Star+).

Essa série de três temporadas é um drama que destaca as lendas, os ícones e as mães ferozes da cultura do baile underground de Nova York, um movimento que ganhou destaque na década de 1980. Fazendo história na televisão, a série apresenta o maior elenco de atores transgêneros da história, assim como o maior elenco de atores LGBTQIAP+.

8. "A Vida e a História de Madam C.J. Walker" (Netflix).

Baseado em uma história real, o filme conta a história dessa mulher negra, que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária de sucesso.

9. "Vale Night" (Star+).

Um “vale night” é o sonho de consumo de todo casal com filho pequeno. Neste filme, Daiana (Gabriela Dias), cansada das responsabilidades do primeiro filho, resolve passar a noite com as amigas, mas para isso precisa deixar o filho com o pai da criança (Pedro Ottoni). Ele, também entediado, decide levar o bebê para o baile funk, onde tudo vai bem, até que começa a dar errado.

10. "Insecure" (HBO Max).

Em cinco temporadas, a comédia dramática aborda com muito bom humor temas cotidianos e delicados na vida de Issa Rae, uma mulher negra, moradora de Los Angeles. A série toca em temas como amizade entre mulheres pretas, colorismo e saúde mental.

Foto de capa: Justina Mintz/Divulgação/HBO e Divulgação/Star+.

Veja também