O guia definitivo para todas as pessoas brancas que ficam na defensiva em conversas sobre racismo

Começando com: o seu amigo está falando sobre algo que você fez?

A escritora Mira Jacob desenvolveu um infográfico para pessoas brancas em uma discussão sobre racismo. Literalmente ela DESENHOU o que alguém branco deve fazer nessa situação.

O gráfico começa separando a discussão entre pessoas brancas que estão dispostas a ouvir, e as que só querem provar seu ponto. Para ambas, no entanto, os caminhos levam para uma mesma dica, bem simples: ouça. Abra-se para a vivência de uma vida inteira de discriminação, julgamento e injustiça da qual você nã sabe nada (mesmo que ache que sabe). E ainda avisa que querer provar que você não é racista transforma uma conversa sobre a dor do outro em (mais um) um papo sobre você, branco. 

O gráfico é este aqui.

Mira Jacob

Você pode salvar a imagem abrindo-a em uma outra aba (e enviá-la pra quem precisa de uma ajudinha nesse assunto).

Publicidade

***

Mira Jacob é escritora e a autora do aclamado romance "The Sleepwalker’s Guide to Dancing" [O Guia de Dança dos Sonâmbulos, em tradução livre; ainda sem edição brasileira], eleito como um dos melhores livros de 2014 pela "Kirkus Reviews", pelo jornal "Boston Globe" e pelo site Goodreads. Saiba mais sobre Mira Jacob em seu site oficial, aqui.

Este post foi traduzido do inglês e editado por Diego Bargas.

Publicidade

Veja também