O que você precisa saber antes de fazer aquela tatuagem que está na moda

Nada disso é para te assustar -- é para te ajudar a fazer tatuagens mais bonitas!

Como alguém que tem tatuagens e adora buscar novas inspirações, gosto muito de ver sugestões de desenhos na internet. No entanto, uma imagem não conta toda a história, então, antes de fazer uma tatuagem, há algumas coisas vale a pena saber.

Para escrever este post, conversei com David Côte, artista do Imperial Tattoo Conexion em Montréal, Quebec (Canadá), sobre precauções que devem ser tomadas antes de fazer cada tipo de tatuagem.

Publicidade

1. O tamanho da tatuagem importa.

Sampa Tattoo / Via instagram.com

Se está planejando fazer uma tatuagem detalhada, pode ser que ela não possa ser muito pequena. Alguns artistas vão rejeitar o seu pedido e outros apenas farão a tatuagem em um tamanho maior do que o solicitado.

"Não é um mito que a tatuagem minúscula que você viu no Pinterest vai ficar parecendo um pudim em alguns anos", disse Côté ao BuzzFeed Life. "A pele não é como uma tela regular."

2. Em algumas áreas, a tinta pode demorar mais para cicatrizar e também pode se apagar mais rápido. Essas áreas incluem:

Publicidade

Dentro e em volta da orelha.

tpitsos / Via instagram.com

Não só a dor é maior nessa área para a maioria das pessoas, mas a tinta também não fixa tão bem e há risco de irritação por causa dos produtos que você usa no cabelo.

"Esses lugares são os que mais se apagam no corpo", disse Côté. "Eu não as recomendo a não ser que você queira uma tatuagem que pareça muito velha / sem ter cicatrizado bem."

No pulso.

Caitlyn / Via instagram.com

Alguns fatores externos que podem afetar sua tatuagem são a exposição ao sol e a exposição a produtos de banho. A delicadeza da área também afeta o tempo de cicatrização e a vida da tatuagem.

Publicidade

Se está planejando uma faixa circular, esteja ciente de que ela pode não ficar perfeitamente igualada e espaços podem aparecer ao longo do tempo.

Na sola do pé.

deepxbreathing / Via instagram.com

O calcanhar, o tornozelo e outras áreas do pé já não seguram muito bem a tinta, mas a tatuagem na sola do pé definitivamente se desgasta mais rapidamente.

Publicidade

Qualquer lugar no dedo.

@quicktattoo from @officialinktattoo / Via instagram.com

Uma amiga minha fez anéis em volta dos polegares, mas, em um mês, partes do desenho começaram a se desfazer e desaparecer. Ela ainda gosta das tatuagens, mas foi algo inesperado.

Aqui está uma foto da minha tatuagem no dedo:

stinalala13 / Via instagram.com

Embora as tatuagens nos dedos possam desbotar mais rápido para a maioria das pessoas, eu tenho essa tatuagem há um ano e nunca fiz um retoque. Ela ainda está igual ao primeiro dia em que a fiz, então tudo depende muito do seu corpo e da sua pele.

Publicidade

Andy Corlett, Owner at Chameleon Art Tattoo Studio, Norwich, UK. / Via instagram.com

"A pele não é como uma tela comum. Ela passa por muita coisa."

3. Por mais legal que a tinta branca possa parecer, ela realmente é imprevisível.

giegiedotcom / Via instagram.com

Ela desaparece mais rápido comparada a outras cores e, pouco tempo depois, ela pode mudar de cor devido a pigmentações da própria pele. Mas algumas pessoas definitivamente arrasam com ela.

"Tatuagens em tinta branca são superestimadas", diz Côté. "Não é tão bonito. Eu vi algumas cicatrizadas que ficaram marrons, rosa, amarelas ou simplesmente desapareceram. Seja esperto e escolha uma tatuagem preta."

Publicidade

4. Tatuagens de aquarela são lindas, mas muito difíceis de fazer direito.

Ivana Tattoo Art / Via instagram.com

Por causa de seu estilo solto, as cores podem se misturar umas nas outras ao longo do tempo, especialmente se não há uma linha de base forte em preto. Nem todo artista tem habilidade suficiente para fazer isso, então você precisa garantir que encontre um profissional especializado nesse tipo de tatuagem.

"Eu recomendo [tatuagens de aquarela] se o tatuador sabe o que está fazendo", disse Côté. "Cores pastel não funcionam na pele. Simplesmente não fica bonito em alguns anos. Meu artista preferido é Ondrash, da República Tcheca. Ele usa muito preto e sabe o que está fazendo."

Aqui está um exemplo de tatuagem em aquarela feita por Ondrash.

Ondrash Tattoo / Via instagram.com

Ainda assim, você provavelmente terá que fazer mais retoques do que em uma tatuagem comum, mas os contornos pretos ajudarão as cores a durar mais.

Publicidade

Mas, se feita do modo correto, o resultado pode ser DESLUMBRANTE.

Ivana Tattoo Art / Via instagram.com

5. Tatuagens sem máquina ("stick 'n' poke") podem parecer mais baratas, mas você deve encontrar alguém que as faz profissionalmente.

elinavladr / Via instagram.com

O método original DIY foi usado em várias culturas por séculos e geralmente é mais barato (e parece mais fácil). Muitas pessoas a fazem pegando uma agulha, amarrando-a a uma caneta ou lápis, molhando-a em tinta India e repetidamente perfurando pontos individuais na pele até a imagem se formar. Por causa disso, e dependendo de quem usa a técnica, é mais difícil ser preciso e pode haver mais sangue.

As tatuagens "stick n' pokes" são legais se não forem feitas por um cara bêbado em uma cozinha", diz Côte. "As pessoas não dão a devida importância a um ambiente limpo e seguro. É muito perigoso reutilizar agulhas e usar qualquer coisa além de tintas para tatuagem certificadas."

Publicidade

Essas tatuagens podem, no entanto, fazer parte de experiências significativas, como, por exemplo, essa tatuagem caseira que cobriu uma cicatriz de queimadura.

Syd Chan / Via instagram.com

Embora você precise ter cuidado com quem escolhe para marcar a sua pele, essas tatuagens podem transformar memórias infelizes em felizes.

rachainsworth / Via instagram.com

"Seja esperto e vá com uma tatuagem preta."

Publicidade

6. Essas tatuagens pretas inspiradoras? Elas dão trabalho. E doem muito.

Elas são intimidadoras? SIM. Então, se quiser parecer um leão corajoso e forte, precisa estar disposto a enfrentar uma batalha potencialmente excruciante.

"Eu pessoalmente acho que são as melhores", diz Côté. "Elas são as que envelhecem melhor (se forem bem feitas). Mas elas sangram muito quando você as faz, dependendo da pessoa e da maneira como o tatuador trabalha. Porém, isso não afeta de fato a forma como ela cicatriza."

Mas talvez você tenha tolerância!

kingbald / Via instagram.com

E a boa notícia é, ninguém jamais duvidará de você de novo, porque você é um fodão.

Publicidade

7. Não importa o tipo de tatuagem que você quer, a coisa mais importante é pensar no que você quer e PESQUISAR O ARTISTA!

Ondrash Tattoo / Via instagram.com

Sim, é permanente. Então, se quer fazer bem feito, tenha o trabalho de encontrar a pessoa certa para o trabalho. E, ah, você precisa estar disposto a desembolsar uma boa quantia por isso.

Mas só avisando: quando você começar a se tatuar, não conseguirá mais parar.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também