O Brasil perde, aos 91 anos, Elza Soares

A maior.

Esta quinta-feira (20) é um dia triste para a música popular brasileira e para o país como um todo. Perdemos Elza Soares.

A morte da cantora, que tinha 91 anos, foi anunciada por sua assessoria de imprensa, por meio de comunicado.

Diz o texto:

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais.

Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação.

A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."

Publicidade

O perfil da cantora no Instagram também deu a notícia que ninguém gostaria de receber.

Elza foi, acima de tudo, uma sobrevivente. Uma grande guerreira.

Desde pequena, Elza mostrava que era um poço de criatividade, mas teve a juventude abreviada. Foi obrigada a se casar com 13 anos, após ter sofrido uma tentativa de abuso sexual por Lourdes Antônio Soares, amigo da família. Seu pai a forçou a oficializar a união para não “comprometer sua honra”.

Aos 14, foi mãe. Chegou a perder os dois primeiros filhos para a desnutrição e a fome, enquanto era vítima de violência doméstica e sexual dentro de casa. Além disso, a cantora chegou a ter uma filha sequestrada: Dilma, a quem só reencontrou na vida adulta.

Publicidade

Ela fez a própria carreira acontecer às custas de muito suor.

Elza criou a família sozinha após a morte do primeiro marido e decidiu apostar na música - para a nossa sorte. Participou de concursos, shows e conseguiu gravar seu primeiro disco mesmo em meio ao machismo

Para muitos, a cantora ficou famosa como mulher de Garrincha, mas ela foi muito mais que isso.

Não bastasse tudo o que sofreu no começo da vida, Elza ainda passou a ser atacada pelo público e pela mídia quando Garrincha pediu o divórcio para viver um relacionamento com ela. Alvo de violência também por parte do jogador, a cantora ainda enfrentou diversos golpes em sua carreira.

Mesmo assim, não esmoreceu.

Publicidade

Curiosamente, Garrincha também morreu no dia 20 de janeiro. Em 1983.

Pioneira, chegou até mesmo a cantar samba-enredo com a Mocidade de Padre Miguel, no Rio.

E virou referência no mundo do samba e da MPB.

Publicidade

Elza foi uma grande porta-voz dos direitos das mulheres e uma artista detentora de prêmios Grammy.

A legenda desse post diz tudo.

"Aprendi desde cedo que ser mulher não seria fácil. Ser uma mulher preta então?!

Que teria que levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima muitas vezes.

Mas principalmente que travaria uma batalha para a conquista de uma vida socialmente mais justa e mais livre para nós mulheres. Que usaria minha voz, minha música, meu exemplo pra isso.

Eu vi e vivi muita coisa e sei que conseguimos grandes conquistas. Mas também sei que a luta nunca acaba e ainda há muito o que conquistar.

Hoje o que desejo a todas as mulheres é respeito, amor, liberdade!"

Publicidade

Veja também