Há 64 anos, a cachorrinha Laika foi enviada ao espaço e vítima de uma grande sacanagem

A gente relembra esse ícone injustiçado.

Laika não foi a primeira tentativa de enviar animais ao espaço.

Entre 1948 e 1961, 48 cães, 15 macacos e dois coelhos abriram caminho para descobertas no espaço, sendo que 27 deles morreram em acidentes.

Publicidade

Sua ida ao espaço ao espaço foi parte de uma comemoração política.

Laika foi enviada como parte da celebração do 40º aniversário da revolução comunista. Queriam algo que fosse "espetacular", mesmo que não tivessem como trazê-la de volta do satélite.

Quem enviou tinha coração de pedra.

O pesquisador Alexander Nikonov sugere que Laika só foi enviada ao espaço porque o líder soviético Nikita Khrushchev nunca teve um cachorro na vida.

Publicidade

E a viagem não foi nada confortável.

Laika estava em uma cápsula do tamanho de uma máquina de lavar roupa. Ela tinha um alimentador automático que abria duas vezes ao dia.

Ela teve um triste fim.

Laika morreu seis horas após o lançamento, mas o governo soviético ocultou a informação. Por uma semana, os jornais deram atualizações falsas sobre a cachorra, tudo para fazer crer que ela voltaria. Seu corpo foi incinerado quando o satélite caiu na Terra.

Publicidade

A farsa sobre sua volta à Terra foi logo desmascarada.

Quando a agência de notícias soviética informou que Laika fora sacrificada em órbita "por motivos de humanidade", os defensores de animais protestaram. Com razão.

Publicidade

Veja também