Estas são as melhores fotos sobre a vida selvagem de 2021

Suruba de peixe, aranha brasileira e tudo que há de bom

WPY

Todo ano o Museu de História Natural britânico recebe imagens do mundo todo e elege as melhores fotografias sobre vida selvagem daqueles últimos 365 dias.

As de 2021 acabaram de sair, e tem suruba de peixe, aranha brasileira, leão esperando a digestão... tudo sempre em enquadramentos lindos que vão te fazer se sentir dentro de um episódio de Globo Repórter.

Separamos tudo aqui pra você. Se liga:

A grande vencedora do ano foi esta imagem do francês Laurent Ballesta. Ela mostra peixes machos avançando sob uma nuvem de óvulos que uma fêmea acabara de soltar.

Laurent Ballesta /WPY

Publicidade

Na categoria voltada para menores de idade, quem levou foi esta foto de uma aranha feita pelo indiano Vidyun R Hebbar - DE APENAS 10 ANOS!

Vidyun R Hebbar / WPY

Falando em aranhas, essa FOTAÇA foi feita aqui no Brasil. Calma, isto não é uma parede inteira, mas o bichão tem o tamanho de uma mão. A aranha da foto é uma armadeira, uma das mais venenosas do mundo.

Gil Wizen / WPY

Publicidade

Gil Wizen, autor da foto anterior, levou ainda outro prêmio na categoria "comportamento de invertebrados". Nesta, ele mostrou uma outra aranha no instante em que estava tecendo uma teia.

Gil Wizen / WPY

O português João Rodrigues levou o prêmio de melhor foto comportamental de anfíbio / répteis com esta transa de salamandras, que rolou no Marrocos.

WPY

Publicidade

O canadense Shane Kalyn levou o prêmio na categoria "comportamento de aves" por mostrar esses dois corvos namorando. Estes pássaros têm um só parceiro pra vida toda, sabia?

Shane Kalyn / WPY

Nos comportamentos mamíferos, quem tirou a melhor foto foi o italiano Stefano Unterthiner. A imagem foi feita em Svalbard, uma ilhazinha ártica da Noruega, e mostra duas renas competindo para ver quem tinha o direito de copular com a fêmea. O da esquerda ganhou.

Stefano Unterthiner / WPY

Publicidade

A categoria "Animais em seu ambiente" elegeu este urso que praticamente sorriu pra câmera.

Zack Clothier / WPY

Esta foto de um Gorila, no Kuwait, recebeu o prêmio de "Melhor Retrato Animal".

Majed Ali / WPY

Publicidade

Esta é a imagem que venceu a categoria "Grande Foto: Oceanos". Nela, vemos o local que um grupo de focas escolheu para dar a luz. É importante notar que essas quebras no gelo não são normais: só aconteceram pelo aquecimento global. E, se o gelo sumir, esses animais morrem.

Jennifer Hayes / WPY

Em "Grande Foto: Pântanos" o espanhol Javier Lafuente fez esta imagem na sua terra natal.

Javier Lafuente / WPY

Publicidade

Este elefante está em um zoológico na Tailândia. A imagem mostra, de propósito, mais os humanos do que o paquiderme. A ideia do autor, Adam Oswell, foi ressaltar que zoológicos focam mais no entretenimento humano do que no bem estar animal. Levou na categoria "Fotojornalismo".

Adam Oswell / WPY

O sul-africano Brent Stirton ganhou um prêmio de "história foto-jornalística" ao retratar o intenso checkup que um chimpanzé recebeu após ser resgatado.

Publicidade

O eslovaco Martin Gregus recebeu o prêmio de "Portifólio Revelação". Na imagem, vemos uma mãe e um filhote de ursos descansando. O pequeno não tem uma das patas traseiras (provavelmente consequência de um confronto com lobos).


Martin Gregus / WPI

Já em "Melhor Portfólio", o espanhol Angel Fitor foi quem recebeu o prêmio. Esta imagem em específico mostra uma tilápia soltando seus filhotes depois de usar o próprio corpo como abrigo e proteção.

Angel Fitor / WPI

Publicidade

Há ainda outras dezenas de fotos maravilhosas, como esta:

Georg Kantioler / WPI

Ou esta!

Jonny Armstrong / WPI

Publicidade

Para ver todas, é só acessar o site da competição neste link!

Sergio Marijuán / WPY

Veja também