Gostou de "O Golpista do Tinder" e "Inventando Anna"? Toma aqui 9 filmes sobre golpes reais para assistir!

Se liga nos interesseiros!

Temos dois queridinhos no streaming nesta semana: "O Golpista do Tinder" e "Inventando Anna". Por coincidência, ambos são sobre falsários: o documentário conta a história de Simon Leviev, que enganava as mulheres com quem se envolvia; e a minissérie recria os passos de Ana Delvey, que fingia ser uma herdeira e enganou a alta sociedade de Nova York.

Agora estamos obcecados pelo tema "golpistas reais". Vocês também? Para o caso de um grande SIM, temos aqui 9 filmes e documentários sobre casos reais de golpes do baú, fraudes e mentirosos profissionais.

1. "Prenda-me Se For Capaz" (2002)

divulgação

Leonardo DiCaprio interpreta Frank Abagnale, que falsificava cheques e chegou a se passar por piloto de avião, médico, advogado, promotor... Tudo antes de completar 21 anos. Ele era tão habilidoso que passou a colaborar com o FBI em investigações que envolviam golpistas. Disponível na Netflix, HBO Max, Globoplay e Amazon Prime Video.

Publicidade

2. "As Golpistas" (2019)

divulgação

Jennifer Lopez lidera o grupo de strippers em Nova York, que armavam um esquema para roubar os poderosos corretores da bolsa de valores de Wall Street. Disponível na HBO Max.

3. "VIPs" (2010)

divulgação

E temos golpista brasileiro, sim! Marcelo da Rocha (interpretado por Wagner Moura) era um piloto metido com contrabando, e resolveu se passar por um empresário poderoso, indo a festas e até aparecendo na TV! Disponível no Star Plus.

Publicidade

4. "O Lobo de Wall Street" (2013)

divulgação

Leo DiCaprio outra vez, agora como Jordan Belfort, que nos anos 80 e 90 movimentou ilegalmente milhões de dólares e lavou muito dinheiro trabalhando como corretor na bolsa dos EUA. Disponível na HBO Max.

5. "O Golpista do Ano" (2009)

divulgação

Jim Carrey interpreta Steven Jay Russel, que aplicava golpes para bancar um estilo de vida luxuoso e, após ser preso, seguiu fraudando motivos para sair da cadeia.

Publicidade

6. "Os Reis da Fraude" (2021)

divulgação

Esse documentário francês mostra depoimentos dos próprios autores de uma fraude no sistema de arrecadação de cotas que empresas pagavam à União Europeia por emitir carbono. Eles levaram anos para serem descobertos, tinham uma vida de luxo e só foram descobertos quando se desentenderam. Disponível na Netflix.

7. "A Inventora: À Procura de Sangue no Vale do Silício" (2019)

divulgação

Documentário sobre Elizabeth Holmes, CEO da startup Theranos, que conseguiu investimentos, mobilizou a mídia e conquistou fama com seu marketing pessoal prometendo desenvolver uma maneira de analisar e fazer diagnósticos com uma gota de sangue. E era tudo uma farsa. Disponível na HBO Max.

Publicidade

8. "Fyre Festival: Fiasco no Caribe" (2019)

divulgação

Em 2017, foram vendidos ingressos que custavam até 100 mil dólares para um festival de música luxuoso nas Bahamas, mas quem esteve lá encontrou algo bem diferente do prometido. Esse documentário mostra os bastidores do evento, que acabou levando o empresário Billy McFarland para a cadeia por fraude. Disponível na Netflix.

9. "Fake Art: Uma História Real" (2020)

divulgação

O maior golpe já sofrido pelo mercado de arte! Esse documentário mostra um esquema que colocou à venda obras falsificadas de pintores do expressionismo abstrato, como Pollock e Rothko, movimentando milhões de dólares ao longo de anos. Disponível na Netflix.

Publicidade

Veja também