10 filmes que vão te fazer defender o cinema nacional

Alerta: não contém "Cidade de Deus" e nem "O Auto da Compadecida".

Por Sabrina Gahyva.

Produções recentes que mostram a identidade do país e ajudam repensar o Brasil... e a questionar os cortes financeiros da Ancine!

Publicidade

1. "Arábia", de Affonso Uchoa e João Dumans.

Pique-Bandeira Filmes

Um filme poético e importante para pensar se está vivendo ou apenas pagando boletos. Assista se tiver dúvidas sobre a precarização do trabalho, a opressão nas relações patrão x empregado e quiser criar seu próprio sindicato.

2. "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho.

Vitrine Filmes

Um faroeste misturado com ficção científica que mostra uma sequência de acontecimentos estranhos em um pequeno povoado no sertão nordestino. Ainda em cartaz nos cinemas, o filme faz conexões com a vida real e traz personagens apaixonantes.

Publicidade

3. "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro.

Lacuna Filmes

Um filme sobre o amor, que mostra um adolescente cego em busca de independência, que descobre mais sobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe.

4. "Inferninho", de Guto Parente e Pedro Diógenes

Embaúba Filmes

A produção cearense aborda a existência queer contando a história de Deusimar, dona e proprietária do bar Inferninho, uma espécie de refúgio pra todes, inclusive excluídos.

Publicidade

5. "Laerte-se", de Lyfia Barbosa da Silva e Eliane Brum.

Netflix

O doc, disponível na Netflix, mostra o cotidiano de Laerte Coutinho, uma das principais cartunistas do Brasil, que após viver grande parte da vida como homem, se apresentou como mulher e assumiu a transexualidade aos 57 anos.

6. "Mais Forte Que O Mundo", de Afonso Poyart.

Paris Filmes

Inspirado na vida de José Aldo, campeão de MMA, é aquele sacode, levanta a poeira e dá a volta por cima. O filme mostra a história de superação do lutador que nasceu em Manaus e construiu uma carreira de sucesso após passar por escolhas difíceis.

Publicidade

7. "Marighella", de Wagner Moura

Paris Filmes

O filme narra a vida do guerrilheiro de esquerda Carlos Marighella, que organizou uma frente de luta armada contra a ditadura militar e foi morto por policiais em 1969. Apesar de já ter sido exibido em vários festivais pelo mundo, o longa ainda não tem data de estreia no Brasil, desde que os produtores informaram "não terem conseguido atender às exigências da Agência Nacional do Cinema”.

8. "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu.

Espaço Filmes

Essa animação lindinha conta a história de um menino que sai em busca do pai e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Prepare seu coração pra ver os conflitos desse mundão contemporâneo através do olhar de uma criança.

Publicidade

9. "O Roubo Da Taça", de Caíto Ortiz

Paris Filmes

Baseada no caso real do roubo da Taça Jules Rimet (entregue aos campeões da Copa do Mundo), a tragicomédia resgata nossas superstições, imediatismo e tendência ao revanchismo.

10. "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert

Pandora Filmes

O "é quase da família" entra em crise quando a filha de uma empregada doméstica passa uma temporada com a mãe, na casa de seus patrões. Os conflitos sociais e geracionais dos personagens mostram preconceitos existentes na sociedade e podem te dar ótimos exemplos para argumentar naquele próximo almoço de domingo.

Publicidade

Veja também

Qual personagem de "Bacurau" você é?

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

Quantos % comportado você é no cinema?

Escrito por Matheus Saad • há 5 anos

Qual estereótipo negro do cinema é você?

Escrito por Gabriel Sukita • há 5 anos

18 cenas sombrias demais que chocaram todo mundo no cinema

Escrito por Hanifah Rahman • há 5 anos

Veja também