Você não vai acreditar nos filmes que completam 10, 20 e 30 anos em 2022

Estamos oficialmente velhos.

Pois é, minha gente, estamos ficando velhos. E nada joga mais na nossa cara a passagem do tempo quanto filmes que assistimos na estreia nos cinemas comemorando décadas de aniversários.

Separamos alguns aniversariantes. Você está pronto para passar por isso?

Em abril de 2022, "Os Vingadores" completa uma década. Ou seja, em dez anos o encontro de heróis da Marvel rendeu quatro filmes - além dos muitos solos. Em 2012 também foram lançados "As Vantagens de ser Invisível", primeiro sucesso de Emma Watson depois de "Harry Potter", "Valente", com a primeira protagonista feminina da Pixar (depois dela foram várias) e "O Espetacular Homem-Aranha", que apresentava ao mundo o Peter Parker de Andrew Garfield. Todos fazendo aniversário de dez aninhos.

divulgação

Publicidade

No fim de 2012 veio "Amanhecer: parte 2", que encerrou a saga "Crepúsculo".

divulgação

Em julho de 2007 tivemos, nos cinemas, "Ratatouille", da Pixar (que ganharia o Oscar no ano seguinte), e "Harry Potter e a Ordem da Fênix", quinta aventura do bruxinho. Em outubro chegava "Tropa de Elite", filme que foi amplamente pirateado - e ainda assim um sucesso de bilheteria. No final do ano estreou "Encantada", da Disney, enquanto Xuxa lançava "Sonho de Menina".

divulgação

Todos esses estão debutando com 15 aninhos.

Publicidade

Em 2007 também estreou o musical "Hairspray: Em Busca da Fama", com Zac Efron, que era o astro teen do momento. Zac reprisou o papel que o lançou em "High School Musical 2", exibido no Disney Channel no mesmo ano, sendo uma das maiores audiências da TV por assinatura. Isso tudo 15 anos atrás.

divulgação

Respire fundo porque vinte anos se passaram desde que "Scooby Doo" estreou, com os famosos personagens da animação pela primeira vez em live-action. O ano era 2002 e o Homem-Aranha também fazia sua primeira aparição nas telonas, com Peter Parker interpretado por Tobey Maguire. A Disney lançou "Lilo & Stitch" e emplacou um dos personagens mais queridos do estúdio. Em agosto conhecemos o clássico brasileiro "Cidade de Deus", que conquistaria quatro indicações ao Oscar, um feito inédito até hoje.

Publicidade

Em novembro de 2002 estreava a segunda aventura de Harry Potter, "A Câmara Secreta".

Em 1997, 25 anos atrás, Jim Carrey estava no auge e lançava "O Mentiroso". Julia Roberts também curtia a boa fase e estrelou "O Casamento do Meu Melhor Amigo", que tinha Cameron Diaz no começo da carreira (ela chegaria ao topo três anos depois, em "As Panteras").

divulgação

Publicidade

As férias de julho de 1997 foram concorridas com "Batman & Robin", "Hércules" da Disney e "MIB: Homens de Preto".

divulgação

Esses já tem 25 anos.

O sucesso mais popular de Whoopi Goldberg, "Mudança de Hábito", estreou em 1992 e está comemorando seus 30 anos. O filme teve uma continuação no ano seguinte e virou musical na Broadway - e os fãs nunca desistiram de ter uma terceira parte. "Instinto Selvagem", que consagrou Sharon Stone, e "Aladdin", um dos maiores sucessos da Disney, são desse ano também.

divulgação

Publicidade

Dois clássicos também fazem 30 anos em 2022: o ápice do gótico "Batman: o Retorno", e a comédia de humor ácido "A Morte lhe Cai Bem", com Meryl Streep como uma morta-viva.

divulgação

E para terminar: este ano "E.T. o Extraterrestre" completa 40 anos.

divulgação

Sim, quarenta.

Publicidade

Veja também