Fenty Beauty chegou ao Brasil sem retratar o que a marca tem de melhor

Importantes blogueiras de maquiagem e influenciadoras negras que falam da marca há anos não estão no time de divulgação

A boa notícia é: a Fenty Beauty, marca de maquiagem da Rihanna, finalmente começou a ser comercializada no Brasil!

A marca revolucionou o mercado da maquiagem em 2017 trabalhando uma enorme opção de tons de base — novidade especialmente bem-vinda para as peles retintas. Somente nesta terça-feira, 18/08/2020, é que os produtos da Fenty chegaram ao Brasil pela rede Sephora.

Publicidade

As campanhas da Fenty no mundo mostram desde modelos até influenciadoras com todos os tipos de pele.

A Fenty prova que todas as pessoas têm onde adquirir produtos de qualidade e apropriados ao seu próprio tom de pele.

Publicidade

Agora, a má notícia: na terça-feira as influenciadoras escolhidas pela Sephora no Brasil começaram a publicar seus posts. E ficou claro que muitos nomes de blogueiras de maquiagem e influenciadoras negras, que falam desses produtos há anos, não foram contemplados.

As críticas na internet imediatamente apontaram que o casting da ação é majoritariamente branco e magro e a falta de influenciadoras importantes, que sempre falaram organicamente sobre a Fenty e ajudaram a popularizar o nome no Brasil. O grande valor da Fenty, que são as bases em dezenas de tons e cores, não é comunicado.

A Josy Ramos, que tem mais de 150.000 seguidores no Instagram, é uma das blogueiras que ajudou a divulgar a Fenty no Brasil. Na noite de segunda ela publicou um IGTV com dicas para ajudar quem iria comprar pelo site e comentando como os produtos funcionam.

Publicidade

Muitos se alegraram com os nomes que estão nessa campanha. Thelma, Preta, Ludmilla, Sabrina Sato, Larissa Cunegundes, Bárbara Louise, Magá Moura e outros.

Mas a verdade é que para uma marca com mais de 40 tons de base, o público da Fenty no Brasil merecia essa pluralidade em muitas outras cores e formatos.