BuzzFeed Vozes lança o documentário "A Voz Delas" em parceria com o Facebook

Trabalho do novo selo de conteúdo de diversidade do BuzzFeed Brasil aborda o passado, o presente e o futuro do rap nacional sob o ponto de vista feminino. Assista ao primeiro episódio aqui.

Em quatro décadas de rap no Brasil as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaços para reforçar seu valor em uma cena predominantemente masculina. Para dar voz às mulheres do rap nacional, o BuzzFeed Vozes e o Facebook lançam o documentário "A Voz Delas".

Dividido em três capítulos, representando o passado, presente e o futuro da história das mulheres no rap nacional, o documentário apresenta nomes como Sharylaine, Negra Li e Tasha & Tracie. O primeiro episódio da série será lançado às 11h desta sexta-feira, 6 de setembro de 2019, na página oficial do BuzzFeed Brasil no Facebook.

Uma das primeiras rappers femininas em São Paulo, Sharylaine representa o passado dessa história.

Arquivo pessoal

Publicidade

Disseram então que eu não podia cantar...” é um dos versos de 1986, que a primeira convidada da minissérie, Sharylaine cantava no disco Consciência Black volume I. Ela representa o passado do gênero, com seus 33 anos de carreira que construiu rimando a sua vivência e contando histórias ritmadas. Uma das suas marcas registradas é a roupa sempre rosa pink.

Em seu currículo a cantora têm grandes sucessos como "Poderosa", "Livre no Mundo", "Missão" e "Sou Jovem".

Negra Li é a voz que representa o presente.

Publicidade

Para destacar o presente recebemos a rapper Negra Li, uma das maiores personalidades do rap nacional. Integrante do grupo RZO e reconhecida pelo sucesso na carreira solo, ela também já trabalhou como atriz no filme "Antônia", que depois virou uma série da TV Globo. Nesse episódio, retratamos a época "de ouro" do rap nacional sob a perspectiva dela.

Entre os principais sucessos da sua carreira estão "Você vai estar na minha", "Tudo de novo", "Malandro Chora", "Não é sério" e "Raízes".

Tasha & Tracie representam o futuro.

Fotografia: Jef Delgado

Publicidade

Para representar o futuro do rap, chamamos Tasha & Tracie direto do Jardim Peri, Zona Norte de São Paulo. As gêmeas ficaram popularmente conhecidas após criarem o Expensive Shit, o blog que elas ensinavam as pessoas a se vestir de forma criativa e rentável gastando pouco.

Por influência do pai, sempre tiveram a música em seu DNA, o que colaborou para que atuassem como DJ nas festas da quebrada. Hoje elas tocam em diversas festas pela cidade e recentemente lançaram o seu primeiro trabalho como MC, "Cachorraz Kmikaze" junto com a cantora Ashira que hoje já reúne 156 mil visualizações no Youtube.

Fotografia: Jef Delgado

Publicidade

Levando em consideração os contextos históricos, "A Voz Delas" aborda a presença dessas mulheres e como elas abriram caminho para as artistas de hoje, além dos desafios que as profissionais passam no dia-a-dia do rap, finalizando com um olhar esperançoso para o futuro. Isso, claro, sempre exaltando importância da voz como ferramenta de expressão, entretenimento e resistência.

Veja o primeiro capítulo da minissérie aqui!

Não perca, às 17h a live no Facebook do BuzzFeed Brasil com a convidada Karol de Souza para responder questões relacionadas ao cenário do RAP e debater o primeiro episódio do documentário.

Publicidade


***

Mais informações estarão disponíveis nas redes do BuzzFeed Vozes:

Instagram

Facebook




Veja também