Essa estilista vai te ensinar a ressignificar seu guarda-roupa durante a quarentena

13 dicas que vão te ajudar a criar looks novos!

Publicidade

Ela conta que muita gente não consegue ressignificar roupas usadas e prefere comprar coisas novas.

"Se a lateral de uma blusa se descostura ou se fura um pedaço do tecido, as pessoas não têm paciência para consertar a peça, preferem jogar fora. Também não lhes ocorre olhar para uma roupa básica e fazer alguma intervenção, seja desenhando, bordando ou costurando. Estamos tratando as roupas como se elas fossem algo descartável e realmente precisamos rever esse comportamento. Temos que valorizar nossas peças, comprar menos, usar por mais tempo. Ou seja: cuidar delas para que tenham um ciclo de vida maior."

A Claudia separou 13 dicas com certeza vão te inspirar a fazer uma limpa no armário e roupas novas:

Publicidade

1. Comece fazendo uma montanha de roupas.

Claudia Toledo

O primeiro passo é tirar todas as suas roupas do armário e fazer uma grande montanha. É hora de liberar a Marie Kondo que existe dentro de você!

2. Analise suas peças.

Reprodução Pinterest

O segundo passo é fazer esse diagrama para saber o destino que a sua roupa terá. Mas atenção: NÃO JOGUE SUA ROUPA FORA! Temos muitas outras ideias para ela.

Publicidade

3. Procure instituições para doar suas roupas.

Reprodução Pinterest

Mais do que nunca, qualquer ajuda será super bem vinda! Aquela roupa que está parada no seu guarda roupa pode fazer MUITA diferença para alguém. Leve isso como um hábito para sua vida. E lembre-se: doe sempre roupas e em bom estado.

4. Aprenda a fazer pequenos consertos.

Reprodução Pinterest

Claudia é apaixonada por moda sustentável e nos lembra que antigamente nossos pais e avós não descartavam roupas como fazemos hoje. Eles consertavam em casa ou levavam para uma costureira. "Nós perdemos esse hábito e hoje por conta de uma pequena mancha ou furo já descartamos roupas que ainda poderiam ser usadas por anos. Isso é péssimo para o nosso bolso e para o planeta. Mesmo sem máquina de costura em casa é possível fazer consertos à mão, com agulha e linha. É hora de deixar a preguiça de lado e aproveitar que temos tempo e a internet está cheia de vídeos tutoriais para nos ensinar".

Publicidade

5. Borde suas jaquetas.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest

Em lojas de armarinho (existem várias online, você pode comprar miçangas prateadas, pedrarias coloridas, pérolas, ou qualquer outro acessório que você curtir. Aí é só bordar e voilá: uma jaqueta novinha, original e super moderna.

6. Faça um patchwork em jeans.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest

Costure pedaços de tecido em formas geométricas com cores diferentes em sua jaqueta, shorts ou que quiser. Você também pode misturar texturas e o resultado fica incrível!

Publicidade

7. Aplique tecido estampado no seu jeans.

Reprodução Pinterest

Claudia explica que é possível ter uma calça jeans novinha em alguns minutos: "Você pode aplicar facilmente um recorte retangular de tecido estampado no seu jeans, é só costurar por cima e sua calça será uma completamente diferente".

8. Costure franjas nas roupas.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest

"As franjas também são de fácil aplicação e podem deixar sua jaqueta muito mais moderna com um estilo folk. Também é possível comprar franjas online em armarinhos ou você mesmo pode fazer cortando um tecido".

Publicidade

9. Desenhe em suas roupas.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest

Para Claudia, não existem limites na hora de customizar peças que estão encostadas. "Com caneta para tecido, você pode criar desenhos diversos em suas roupas! Mesmo que você não tenha dons artísticos, você pode imprimir algo simples na internet e usar como guia, fazer um decalque com carbono ou ainda copiar por cima se a roupa for clara ou transparente".

10. Desenhe ou pinte seu tênis.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest

A customização não se limita às roupas e você também pode criar desenhos e pinturas no seu tênis velho. "Uma ideia fácil é desenhar folhagens, animal print ou comprar stencil de formas prontas em papelarias online e pintar por cima".

Publicidade

11. Faça um tye die.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest / Via Reprodução Pinterest

Se você quer sair da quarentena arrasando, essa dica da Claudia vai te deixar animado: "Uma das tendências para o inverno (e também para o próximo verão), é o tye dye. Você pode tentar recriar os clássicos dos anos 70, deixar mais delicado e chic ou também moderno e futurista". O WikiHow ensina como faz.

12. Borde suas roupas com desenhos simples.

Reprodução Pinterest, Reprodução Pinterest

Com linha e agulha para bordado, você transforma sua camiseta básica ou até mesmo "esconde” um furo. Na internet é possível encontrar inúmeros desenhos para imprimir e bordar por cima, como os do Clube do Bordado.

Publicidade

13. Não jogue suas roupas fora!

Claudia Toledo

Na casa da Claudia nenhuma roupa é jogada fora e absolutamente todas as peças são reaproveitadas de alguma maneira. "Sabe aquela sua roupa que não tem mais jeito MESMO? É tanto buraco ou mancha que não tem solução? Nada de jogar fora, essa peça vai virar um pano de chão pra passar pano na casa durante a quarentena! Enquanto isso você usa seu tempo para criar as suas roupas." Como podemos ver na foto, a camiseta antiga do marido da Clau virou um excelente pano para a limpeza da casa!

Leia mais

Essas são as melhores dicas para ter uma rotina organizada de trabalho em casa

Escrito por Gaia Passarelli • há 2 anos

Produtos para ter uma casa de adulto em 2020

Escrito por Jessica Padua • há 2 anos

Monte um look para chamada de vídeo e descubra a inicial da sua alma gêmea

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 2 anos

102 pensamentos que você tem ao limpar seu armário

Escrito por Alessia Santoro • há 2 anos

Publicidade

Veja também