12 dicas fáceis para evitar espalhar o coronavírus

E vamos de higiene. ✌️😗

Com o contágio do Coronavírus crescendo pelo mundo, nós perguntamos à Comunidade BuzzFeed quais as melhores formas de desacelerar a infecção do vírus. Aqui estão algumas dicas para não espalhar a epidemia:

1. Compre luvas para usar no transporte público ou quando fizer compras. Isso deve prevenir a transferência de germes para outras superfícies.

Amazon

Dessa forma, você não pega germes do ambiente e os expõe em seu precioso rosto mais tarde no mesmo dia.

Você pode comprar descartáveis ou reutilizáveis.

Publicidade

2. Use barreiras no seu pescoço que te ajudem a não levar as mãos diretamente ao rosto, usando a parte limpa do tecido para coçar o que quiser.

Amazon

"Hoje usei uma blusa de gola alta. Se quero encostar no rosto, eu uso a parte de dentro da gola. Claro que não é um sistema perfeito, mas você faz o que pode, certo?" —thelategreatnobody

No calor pode ser perrengue, mas tente usar blusas com golas altas ou fechadas. Pode tentar também com lenços ou bandanas no pescoço.

3. Preste atenção na segurança dos outros ao invés de só na sua. Por exemplo, se você tiver um resfriado forte e esteve espirrando por dois dias, talvez seja uma boa ideia não sair para jantar ou ir ao escritório. Acomode-se e assista Netflix. Seus amigos e familiares AGRADECEM.

The Walt Disney Company

"Minha técnica é focar mais em proteger os outros do que proteger a mim mesmo. Com certeza, isso significa evitar algumas superfícies ou pessoas para evitar me contaminar, mas muitas vezes eu lavo as mãos para evitar espalhar germes que eu posso ter pego, ou ficando em casa para que tudo o que eu tenha fique contido em uma pessoa ao invés de infectar 10 outras pessoas que podem infectar outras 10." —google_103671005060033734068

"Fiquei sabendo ontem que estava com gripe, então usei meus dias em casa pelo resto da semana para não espalhar germes pelo escritório. Então lembrei que ainda tinha alguns episódios de "Casamento às Cegas" para assistir, e ficou tudo bem." —greenarcher96

Publicidade

4. Desinfete tudo que você normalmente usa durante o dia, como bolsas ou mochilas, chaves, maçanetas, volante do carro, e com certeza seu celular.

Twitter / Via instagram.com

"Desinfete sua bolsa, chaves e volante do carro." —tinad4d632b1ea

Pode passar um lenço úmido ou lenço com desinfetante caseiro.

5. Lave as mãos! Eu não deveria estar te ensinando isso, mas essa é a MELHOR forma de manter os germes longe. Use sabonete e água por pelo menos 20 segundos (ou um "Parabéns Para Você" até o "Ra-tim-bum").

Nickelodeon

"Parem de ser hamsters sujos e lavem as mãos, não leve as mãos aos orifícios, não toque em nada se estiver doente, e fique longe de lugares cheios. Pare de ser sujo e egoísta e talvez assim possamos nos proteger" —mandyciampa

Importante: você pode usar qualquer sabonete! Aproveite para testar o quanto você sabe sobre hábitos de higiene importantes.

Publicidade

6. Mas não lave demais ao ponto de ressecar e criar pequenas rachaduras, porque assim ficará mais vulnerável aos germes. Use hidratante de mãos depois de lavá-las para manter-se bem hidratado.

lovebeautyandplanet / Via instagram.com

"Não lave demais. Se suas mãos ficarem muito secas de tanto lavar, rachaduras podem surgir na pele, permitindo que os germes entrem. Eu moro em um lugar muito seco, então tenho que tomar cuidado com isso." —loony81

Meu favorito é da Granado. Aqui tem uma opção mais neutra.

7. Leve um álcool gel quando não tiver água por perto. Isso pode ser ótimo para rapidamente matar germes nas mãos depois de usar as mãos para mexer em coisas, como dinheiro, maçanetas ou corrimãos.

Romeo Gacad / Getty Images

"Estou na Itália agora a turismo, e ando um um pequeno spray com teor 70% de álcool para todo canto. Eu passo nas mãos e nos braços toda vez que mexo em algo que pode ter germes/vírus, como dinheiro. Deixe secar e não tire. Compre álcool com hidratante para não secar as suas mãos." —mhaeye

Publicidade

8. Não use testes de maquiagem em lojas como a Sephora nem prove amostras de comida nos mercados - eu sei que dá vontade, mas você não sabe quantas outras pessoas tocaram no mesmo produto antes de você.

MTV

"Não use testes de maquiagem. Eu trabalho em uma loja de departamento e 1 a cada 5 adultas não lavam as mãos depois de ir ao banheiro e depois vão testar a maquiagem. A maneira mais rápida de espalhar germes." —monikap6

9. Fique com um "cubito nervosito" - ou cubo fidget - em mãos para quando tiver vontade de mexer no rosto, nos lábios ou coçar os olhos.

BuzzFeed

"Eu tenho brinquedos fidget comigo para onde for. Já que sempre tenho algo em mãos, eu nunca sinto a necessidade de tocar o rosto." —allisonistired

Experimente essa dica com esse cubito, ou teste com esse, um pouco mais nervoso. E limpe-o todos os dias também!

Publicidade

10. Ou tenha alguns brinquedos molinhos em mãos como um jeito fofo de manter as mãos longe dos orifícios.

Amazon

"Eu tenho muita acne, então tento não ficar tocando no rosto e eu uso brinquedos molinhos. Você pode comprar um monte por um bom preço em vários lugares, e sempre que sinto vontade de cutucar alguma coisa, eu pego um brinquedo e fico mexendo." —feminista

Aqui tem algumas opções fofinhas, em um conjunto de 12 (não se intimide com o o título escrito "brinquedos para crianças").

11. Faça um lembrete para PARAR. DE. MEXER. NO. ROSTO. Sério.

Emma Lord / BuzzFeed

Emma Lord sugeriu:

"A maneira mais rápida de impor um novo comportamento é deixar presente na cabeça. Peça para pessoas te lembrarem se te virem mexendo no rosto, e se eles também te pedirem, os ajude. Além disso, tente colocar alarmes no celular ou no computador, ou coloque Post-Its por aí em lugares que você vê."

Publicidade

12. Cubra a boca quando espirrar! Lembre-se de usar o cotovelo para cobrir o espirro, ao invés das mãos (ou de não cobrir com nada, ECA).

Ghibli

"Espirre na caceta dos seus cotovelos. É melhor do que espirrar no ar e deixar os germes se espalhando por aí. E espirrar nas mãos também é nojento, porque muitas pessoas não lavam as mãos depois. Então o que tocar, vai ficar infectado." —navamicealar

Leia mais

Desacelerar o contágio do Coronavírus é mais fácil do que parece: basta ficar em casa

Escrito por Jonah Peretti • há 4 anos

Somente pessoas com excelente hábitos de higiene vão zerar esse quiz sobre como evitar o coronavírus

Escrito por Stephen LaConte • há 4 anos

5 mitos e verdades que você precisa saber antes de viajar durante a epidemia de coronavírus

Escrito por Gaia Passarelli • há 4 anos

Publicidade

Veja também