Ivete Sangalo chega com fome de Carnaval, tem hit da temporada na mão e lança ep para pular o ano todo

Aqui já somos crias de Ivete, e você?

Se tem algo que aprendemos com Ivete Sangalo é esperar dela o inesperado. No começo de dezembro do ano passado a cantora incluiu em seus shows algumas músicas inéditas de um futuro projeto carnavalesco. Aí deu a louca e ela resolveu transformar isso num projeto ao vivo. Formou-se a correria para montar tudo tendo poucos dias para planejar, construir e viabilizar. E nasceu "Chega Mais".

Gravado em Salvador no início do mês, o audiovisual - de fotografia impecável, diga-se de passagem - possui cinco canções e ali se vê uma Ivete com fome de Carnaval, de recuperar o tempo perdido, entregando tudo o que os fãs precisam e gostam.

Durante o lançamento do projeto, Ivete conversou com o BuzzFeed Brasil com a maior simpatia e sinceridade do mundo.

Publicidade

Uma das músicas que está ganhando muita força para ser o hit da temporada é "Cria da Ivete", um pagodão baiano com uma leve pegada de funk. O refrão é bem chiclete e fica na cabeça por dias!

A música fala sobre estar junto com amigos curtindo a festa. A galera citada é chamada de "cria de Ivete", uma alusão a discípulos da cantora. Já que seus fãs são suas crias, Ivete é cria de quem? Perguntamos para a própria!

Reproduçao/ @IveteSangalo

"Essa 'cria de Ivete' que eu falo do palco é como eu sou, das minhas vivências como artista. Eu aprendi muito com meu público, né? A primeira vez que eu subi num palco, falei çomo é que faz?'. Eu só gostava de cantar e o público fez eu me inteirar de muitas coisas que talvez estivessem implícitas na minha pessoa, na minha energia, mas que eu fui descobri com eles."

Publicidade

Reprodução/ @ivetesangalo

"E também tem essa mulher Ivete que eu não tenho como dissociar a minha pessoa da cantora, não existe isso, não tem isso. A Ivete cantora, a Ivete mulher, isso é conversa. Eu sou um bolo doido aqui de bocado de mulher junta. E venho de minha mãe, eu tenho essa herança de personalidade de postura da minha mãe, de ser uma mulher forte, de ser uma mulher determinada, do trabalho, uma mulher da palavra, de viver, das coisas que eu acredito, eu sou muito assim. Então eu sou cria dela, mas eu sou cria também desse experimento que é ser cantora, de viver em contato com muita gente, conhecer muitas pessoas. E essas pessoas compartilham muitas experiências comigo nas suas vidas né? De vivências, de alegrias, de sofrimento, de tantas coisas e eu aprendo muita coisa. Então muito da mulher que eu sou veio deles e acaba sendo um ciclo vicioso. Eu trago pra eles aquilo. Então somos todos cria desse movimento."

Rafa Mattei

"Mas como carinho, apelidá-los de 'crias de Ivete', é tipo, eles têm um pouco de mim neles. E tem. Eu não estou inventando. Eles têm. Mas eu quero que eles saibam que muito do que eu sou vem deles também. Então é um dengo, né? É como se fosse uma gíria qualquer. 'São tudo cria de Ivete' é um lance 'da hora', tipo, 'é massa'."

Publicidade

Em dezembro de 2022, no Carnatal (carnaval fora de época em Natal, no Rio Grande do Norte), Ivete estava cantando pela primeira vez "Rua da Saudade", canção que faz parte do EP "Chega Mais", e se emocionou com o público ali. Puxou um microfone e gravou as vozes dos fãs.

Perguntamos sobre esta lembrança e que importância isso tem na hora de definir o repertório, além da conexão da música com os fãs.

"Eu não chamaria de teste, a música tem uma vida própria. A gente sente, no momento que a gente toca, o que é que vai acontecer com ela. E de fato ali no Carnatal, que é uma festa que eu também tenho uma relação emotiva muito grande com aquele lugar, aquela festa, eu tive vontade de cantar aquela música porque foi feita num momento muito difícil das nossas vidas né? A gente (Ivete, Gigi Cerqueira e Radames Venancio, compositores) queria fazer uma música e falou exatamente disso, dessa nostalgia, dos encontros. Porque os amores de verão são aqueles amores que a gente compra a passagem pra ir, mas nunca passagem de volta, né? Porque a gente acha que ali é o amor das nossas vidas, que a gente vai casar com aquela pessoa, vai ter trezentos filhos. Então a música começa: 'Feito uma viagem que só tem passagem pra ir, eu embarquei', e é muito dentro dessa sensação do encontro, que é bem característico dessa festa, dessa época do ano."

Publicidade

Foto: Marlon Brambilla

"A gente estava muito saudosista antes de começar nossas melodias, e as letras estavam muito carregadas da saudade disso, do Carnaval, dos encontros, dos beijos, das despedidas no fim do Carnaval e e aí quando eu estava no trio em Natal entendendo que a gente conseguiu passar por isso, embora tenhamos vivido momentos críticos, perdemos muitas pessoas na pandemia, muita coisa mudou. A gente ficou doente emocionalmente e presenciar ali o reencontro, as pessoas na rua aglutinando, gerando uma aglomeração, eu senti vontade de cantar, embora fosse uma música inédita, me pareceu uma música completamente conhecida de todos. Então aquilo 'carinhou' muito o meu coração e aí criam essas memórias, é demais."

"Chega Mais" já está disponível em todas as plataformas digitais.

Publicidade

Veja também