Micareta São Paulo teve música e militância: "Às vezes não precisa estar todo mundo fazendo discursos, mas existindo", disse Daniela Mercury

Evento levou um pouco do Carnaval Baiano para SP poucos dias antes da Parada do Orgulho LGBT.

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, a cidade de São Paulo voltou para o Carnaval, com muitos abadás e Axé Music na segunda edição da Micareta São Paulo - e o BuzzFeed Brasil conferiu de pertinho tudo o que rolou.

Claudia Leitte fez dois shows e cantou hits de seus mais de 20 anos de carreira. Para o BuzzFeed Brasil, ela contou o quanto gosta de se apresentar para a comunidade LGBT.

Divulgação

"Eu amo fazer isso aqui, eu sei da luta dos caras, e vocês sabem que eu sirvo essas pessoas, que eu amo essas pessoas, então eu venho ser feliz com eles. É muito maravilhoso estar aqui. É só a gente ser feliz e desfrutar tudo!"

Publicidade

Este foi o cenário da passagem de Claudia para Ivete. Era muita gente e o evento está crescendo cada vez mais.

Publicidade

A Rainha do Axé Daniela Mercury abriu o segundo dia e trouxe hits e seus belos discursos, sendo aplaudida do começo ao fim.

Celia Santos

"Não há nada melhor do que juntar cultura e luta. São bandeiras políticas importantes, lutas sociais, e a parada é essencialmente uma luta política que a arte vem e celebra, apoia, grita junto. A gente que tá aqui em cima do trio, todas as artistas são pessoas conscientes. Essa luta faz parte do cotidiano da vida da gente. Até por ser quem a gente é na nossa vida pessoal. Então é maravilhoso podermos somar a força da micareta de Salvador esses artistas tão poderosos, às vezes não precisa estar todo mundo aqui levantando bandeiras ou fazendo discursos, mas existindo, exuberando, fazendo sucesso, que é uma forma da gente mostrar o poder e o orgulho de ser quem somos."

Daniela ainda enfatizou o fato da importância da Micareta São Paulo estar tão próxima da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, tanto na data, quanto no propósito: o fato de ter artistas aliados à comunidade faz com o evento seja uma celebração do amor em todas as formas.

Célia Santos

"Aqui tem um público também muito LGBTQIA+. A gente vai comprometendo eles, levando eles para a Parada e eles também vão se inserindo nesse contexto que é a micareta, que fica tão próxima à Parada e vai tomando uma força política cada vez maior. Eu acho que a cultura é fantástica para dizer tudo o que a gente precisa, que a gente quer, e os artistas sempre estão na frente do seu tempo. Artistas não tem preconceito. Lógico que sempre tem um mais careta, apesar de que os caretas acho que não são muito artistas. Podem até cantar bem, mas o artista ele é emancipador, artista promove a liberdade, o artista é a arte mesmo. E a arte é um instrumento de mostrar a grandiosidade e a dimensão do ser humano. A gente não tem fronteira, a arte não tem padrão, então arte não combina com discriminação. Quem discrimina e tenta ser artista não funciona."

Publicidade

Alinne Rosa é uma tradição. A cantora e seus fãs, carinhosamente apelidados de "Vale", são como unha e carne. A conexão que ela faz com o público, as brincadeiras em cima do trio e seu repertório estabelecem ela como uma ótima puxadora.

"Eu amo ser uma aliada do movimento LGBTQIA+, e estar numa festa em pleno mês do Orgulho pra mim é uma honra. Eu me sinto amada e estou aqui também para levar amor, levantar cada vez mais a bandeira da diversidade e do respeito, me sinto muito à vontade, sabe? Pra cantar para o meu vale é maravilhoso!"

Gloria Groove, que é uma das Drag Queens mais ouvidas do mundo, trouxe seu espetáculo e fechou a segunda noite. A cantora veio diretamente da Inglaterra, para onde levou sua turnê atual, e foi recebida com aquele acolhimento que só o brasileiro sabe dar.

Carolina Demper

"Eu sou suspeita pra falar, porque eu sou uma Drag brasileira. Mas a diferença é o Brasil, qualquer coisa no Brasil é mais intenso, qualquer coisa no Brasil tem uma descarga de adrenalina maior. Tem a presença da nossa vibração que é muito única. Então eu acho muito simbólico inclusive que eu esteja vindo de Londres para estar aqui numa micareta, tem mais a cara do Brasil do que isso? É a melhor sensação de estar voltando pra casa, pro nosso 'modo festa'!"

Publicidade

Em seu segundo ano na Micareta São Paulo, Pabllo Vittar levou o clima do mais recente álbum para o corredor da folia. Vários momentos de "Noitada" foram vistos e sentidos.

No fim do evento foi confirmada a versão carioca, para os dias 20, 21 e 22 de outubro - e o grupo promete desembarcar em novas cidades em breve.

Publicidade

Veja também