Dois jeitos de fazer crème brûlée

Escolha o seu!

Crème brûlée com 3 ingredientes

Porções: 1

Você vai precisar de:
70g (1/2 xícara) de sorvete de baunilha

1 gema de ovo

1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 160ºC.

2. Coloque o sorvete em uma tigela própria para uso em micro-ondas. Aqueça o sorvete por 30 a 40 segundos ou até derreter totalmente. Deixe esfriar por 5 minutos.

3. Adicione a gema de ovo no sorvete derretido e bata bem.

4. Coloque a mistura em pequenas tigelas refratárias. Coloque as tigelas em uma panela. Coloque água quente na panela até chegar à metade da altura das tigelas.

5. Cozinhe por 40 a 50 minutos. O crème brulée deve estar firme, mas ainda um pouco mole no meio. Remova as tigelas da panela, deixe esfriar em temperatura ambiente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas e no máximo 3 dias.

6. Tire o crème brulée da geladeira e deixe fora por pelo menos 30 minutos antes de derreter o açúcar por cima.

7. Polvilhe uma colher de sopa de açúcar em cima de cada crème brulée. Derreta o açúcar usando um maçarico para criar uma casca crocante. Se não tiver um maçarico, você pode grelhar o crème brulée para derreter o açúcar. Fique atento para não deixar cozinhar demais. Deixe o crème brulée descansar por pelo menos 5 minutos antes de servir.

8. Você também pode criar diversos sabores usando sorvetes diferentes. Se for usar um sorvete de outro sabor, use um ovo inteiro em vez de apenas uma gema.

9. Bom apetite!

Crème brûlée

Você vai precisar de:

4 xícaras de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de essência ou extrato de baunilha

6 gemas de ovo

1 xícara de açúcar, 1/2 xícara na mistura e 1/2 para a cobertura

Modo de preparo:
1. Aqueça o creme de leite e a essência de baunilha em uma panela até esquentar, mas sem ferver.

2. Em uma tigela média, bata as gemas e 1/2 xícara de açúcar até obter uma textura homogênea. Então, misture o creme quente aos poucos, sempre mexendo.

3. Disponha seis ramequins em uma assadeira grande, coloque água quente até a metade dos ramequins.

4. Distribua a mistura nos ramequins e asse a 165ºC por de 45 a 50 minutos. Ele deve estar firme, mas com o centro mexendo um pouquinho quando você balança. Retire os ramequins da forma, deixe esfriar em temperatura ambiente, cubra com filme plástico e leve para a geladeira de 2 horas a três dias.

5. Retire o crème brûlée do refrigerador pelo menos 30 minutos antes de queimar o açúcar. Distribua uma colher de sopa de açúcar na superfície de cada crème brûlée.

6. Usando um maçarico queime o açúcar para criar uma casquinha crocante. Se você não tiver um maçarico, leve os ramequins ao forno para derreter o açúcar. Só fique de olho para que não cozinhe demais. Deixe o crème brûlée descansar por pelo menos cinco minutos antes de servir. Bom apetite!