9 curiosidades sobre Milton Nascimento, um dos maiores ícones da música brasileira

Parabéns, Bituca!

Milton Nascimento, Bituca para os íntimos, está completando 80 anos nesta quarta-feira (26) e só temos motivos para celebrar um dos maiores artistas da história da MPB.

Reprodução

Nós, como grande fãs dessa lenda viva, preparamos essa lista de curiosidades sobre ele.

Publicidade

1. Era muito amigo do ator River Phoenix, na época uma estrela em ascensão em Hollywood. Chegou a compor uma música em sua homenagem, chamada "Cartas para um Jovem Ator".

"Os olhos de River eram como catalisadores de um sentimento original, qualquer coisa arrebatadora a qual ninguém tinha dado o nome ainda”, relembrou o cantor em "Travessia", sua biografia.

2. "Canção da América" era a música favorita de Ayrton Senna.

Publicidade

3. Antes do estrelato, Milton seguia a carreira profissional como datilógrafo.

4. Wayne Shorter, Pat Metheny, Björk, Peter Gabriel, Sarah Vaughan, Mercedes Sosa, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Simone e Elis Regina são alguns artistas que já regravaram suas músicas.

Reprodução

Publicidade

5. Um dos poucos brasileiros a receber um Grammy. Seu álbum levou a categoria World Music pelo álbum "Nascimento". No total, ele possui quatro indicações ao maior prêmio da música.

Reprodução

6. É Doutor Honoris Causa pela Berklee College of Music, de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, e também pela UFMG.

Reprodução

Publicidade

7. A banda Roupa Nova teve Milton como um de seus padrinhos no início da carreira.

Reprodução

8. Ele já chegou a colocar seu lado ator para jogo quando atuou em obras como "O Viajante", "Noites do Sertão (foto) e "Os Deuses e os Mortos".

Reprodução

Publicidade

9. Suas obras já fizeram parte da trilha sonora de mais de 30 novelas, séries e minisséries. Como esquecer o dueto com IZA que embalava a abertura de "Malhação"?

Veja também