Como uma “brincadeira” machista fez estes formandos em Direito levarem um sabão do presidente da OAB

Os recém-advogados juram que não sabiam que este gesto é ofensivo para as mulheres.

BuzzShe

Um grupo de formandos do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou no Instagram uma foto de formatura com todos fazendo um gesto que simula uma vulva.

Reprodução / Instagram / Via instagram.com

Publicidade

O Diretório Acadêmico do curso também publicou uma nota de repúdio e disse que a postura deles não define a dos estudantes de Direito da UFCG.

Publicidade

Pra completar, o caso chegou ao advogado Paulo Maia, que nada mais é do que o presidente da OAB da Paraíba. No Instagram, ele publicou um longo texto em que critica a postura dos futuros advogados.

"Não podemos assistir pacificamente a um ato de sexualização da imagem feminina que afronta as mulheres de um modo geral e não só as advogadas", diz trecho do texto.

Quando se tocaram que deu ruim MESMO, eles publicaram uma foto assim, sérios. E agora vem a melhor parte: estes homens formados disseram que "foram ingênuos ao não perceber que tal imagem poderia trazer uma conotação negativa da imagem da mulher."

Publicidade

Para se eximir da culpa, eles também explicaram que a brincadeira faz alusão a um "gesto difundido no meio do futebol" pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Reprodução / Arquivo Ei / Via youtube.com

O que eles esqueceram é que ATÉ no futebol esse mesmo gesto já gerou polêmica justamente por ter sido considerado inapropriado e machista. Como neste caso em que o Suárez repreendeu o Neymar.

Reprodução / Correio / Via correio24horas.com.br

Publicidade

Veja também:

Esta foto da Kéfera abriu um debate sobre padrão estético no Instagram

Estes heteros mostraram que não manjam NADA de corpo feminino

Como uma brincadeira racista fez um estagiário ser demitido pelo chefe negro

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também