8 coisas que você não sabe sobre o Mano Brown

De arrependimentos até atuação com direito a beijo na boca.

Aos 51 anos, Pedro Paulo Soares Pereira não para de se reinventar e surpreender. A fama de sujeito chucro, durão e poucas ideias sempre atrelada a Mano Brown tem se diluído a cada novo projeto que ele lança.

Em 2016, o líder do Racionais MC's, maior grupo de rap do Brasil, chegou com os dois pés na porta: 'Boogie Naipe', seu primeiro disco solo, veio cheio de suingue e romance, fazendo todo mundo dançar e pensar "ué, cadê aquele cara durão com quem a gente tava acostumado?".

Publicidade

A empreitada mais recente do rapper se chama 'Mano a Mano', um podcast com entrevistados peculiares que vão desde o ex-presidente Lula até a cantora e ex-BBB Karol Conká. A cada semana um episódio novo vai ao ar e incendeia o debate nas redes sociais.

Além de o podcast ser muito bom, o Brown tem se saído um ótimo entrevistador.

Publicidade

E já que estamos em clima de enaltecimento, selecionamos por aqui 8 coisas sobre ele que você talvez não saiba ou até já tenha esquecido.

1. O Brown se arrepende das letras machistas que escreveu.

"Tem música que eu não canto mais. Outro dia tocou uma, e eu: 'paaaaara, vamos ser linchados, se liga no momento do Brasil", falou o rapper durante um debate.

Os Racionais, inclusive, tiraram do repertório músicas como "Mulheres vulgares". "Era um outro Brasil, eu não tinha uma filha. A gente tinha uma visão realmente machista", ele disse.

Publicidade

2. Romântico, sim.

A fama de durão é só uma carcaça. "Sempre fui romântico. Sempre acreditei em coisas impossíveis", contou em entrevista para a Trip. O disco 'Boogie Naipe' é prova viva dessa verve.

3. Ele disse que o Racionais quase acabou muitas vezes e assumiu uma parcela de culpa nisso.

"Eu passei do limite na cobrança. Não foram poucas vezes, foram muitas vezes. Não sei como esses caras ainda falam comigo. Eles me amam muito", falou no podcast 'Mano a Mano'.

Publicidade

4. Ele protagonizou um clipe BEM SEXY com a Cleo Pires.

Não foi surto coletivo. Talvez a gente até tenha esquecido, mas o Brown surpreendeu todo mundo quando aceitou ser o boy fictício da Cleo Pires no clipe da música "Melhor que Eu", em 2018. Eles dão altos pegas no vídeo, com direito a beijo na boca.

5. Ele é completamente apaixonado pelo Jorge Ben.

E essa paixão é antiga. Tanto que seu filho mais velho chama Jorge e sua filha chama Domênica, nome de uma personagem sobre a qual Jorge Ben cantou. "Te amo de paixão, meu mestre", escreveu Brown em uma legenda de Instagram homenageando o ídolo.

Publicidade

6. A arte dele vai muito além de tudo que ele já fez com os Racionais.

"Eu posso usar a minha arte de outra forma. Eu posso por outra roupa nela", contou em entrevista ao Le Monde Diplomatique. "Os negros querem falar de outra coisa. Esse é o ponto. O branco, pra entender isso, vai demorar um pouco. Eu vejo a raça negra buscando novidade, tecnologia, beleza. Buscando ser hype também."

7. O Brown está acostumado a trabalhar em família.

Sua esposa, Eliane Dias, é empresária dos Racionais. O filho mais velho, Kairê Jorge, é diretor-executivo da Boogie Naipe, produtora idealizada por Brown. E vale dizer que Ice Blue, do Racionais, é primo de Eliane Dias.

Publicidade

8. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não critica sons como funk ou sertanejo.

"Não é comprador de CD, é gente, família, [gente que] ama, sofre, chora, vai ouvir samba romântico, chora, vai ouvir forró, sertanejo, sofre, chora", falou o rapper em entrevista ao Le Monde Diplomatique. "Os caras tão ouvindo sertanejo porque o sertanejo tá fazendo por merecer. Tá tocando o coração. As pessoas são seres humanos, não números."

Veja também